quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretário do Meio Ambiente discute gestão por bacias hidrográficas com 300 gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues participou nesta quinta-feira (30), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, do III Encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. O encontro, que começou na segunda-feira (27), conta com mais de 300 gestores vindos dos cerca de 80 municípios da bacia hidrográfica do Alto Ivaí, Alto Tibagi e Baixo Tibagi.

O secretário ressaltou a importância da definição de estratégias para gestão por bacias hidrográficas com base na Política Estadual de Meio Ambiente. “Precisamos fazer uma gestão ambiental com foco na água. E por isso, a gestão por bacias hidrográficas tem sido uma estratégia para recuperarmos os recursos naturais com a participação da sociedade”.

A ação faz parte da terceira etapa de treinamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná (PNC-PR), que busca formar 1,6 mil gestores ambientais até o final do ano.

Entre os principais objetivos da capacitação é formar gestores para construir sistemas municipais de meio ambiente, a partir de uma gestão ambiental integrada, com base na metodologia de Paulo Freire.

“Temos que aliar conhecimento e sensibilidade para que possamos desempenhar o papel de gestores com ética e cuidado”, expressou a diretora de meio ambiente e cidadania empresarial da Copel, Marlene Zanin.
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares.

Para Margarete dos Santos, do Movimento das mulheres de Uraí, o convívio com pessoas de outros municípios durante o encontro é primordial para mudar a realidade ambiental dos municípios. “Precisamos proporcionar essa integração e mobilizar a comunidade para cuidar do meio em que vivemos”, afirmou a gestora, que também representou no evento os movimentos populares.

Fonte: Comunicação PNC-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário