quarta-feira, 22 de julho de 2009

ITCG PROMOVE ENCONTRO DE TERRA E CIDADANIA


O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG) promove de 28 a 30 de julho, na PUC-PR, o III Encontro Terra e Cidadania. O objetivo é oferecer um espaço para discussões e reflexões que tratem a terra como abrigo e moradia para o desenvolvimento e a reprodução de modos de fazer, viver e criar de comunidades não inseridas no mercado (em alguns casos, sequer inseridas na economia de mercado).

Não restringindo o tratamento da terra a um mero bem jurídico dotado de valor econômico e útil enquanto meio de produção, o Encontro concentra o foco do debate na relação que as comunidades tradicionais, indígenas e pequenos agricultores rurais estabelecem com a terra, a flora e a fauna, assim como no êxodo rural decorrente da negação do acesso a terra e as consequências nocivas ao processo de ocupação territorial urbana, dentre as quais figura a favelização destes povos e a habitação em condições muito precárias.

Também será objeto de debate a avaliação das políticas públicas que se prestam à reforma agrária, à garantia de moradia digna e à defesa da sociodiversidade e da biodiversidade. O evento conta com a participação de lideranças de movimentos sociais, indígenas e de comunidades tradicionais, bem como membros da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, órgãos públicos federais e estaduais, além de autoridades e especialistas.

Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário