quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rasca Rodrigues fala sobre políticas públicas de Meio Ambiente


O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, falou para 400 pessoas sobre a importância da consolidação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente.

O encontro faz parte da segunda etapa de capacitação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná. O PNC tem sido uma grande estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos de todas as bacias hidrográficas do Paraná.


O secretário ressaltou que a política ambiental vem seguindo um sistema de organização por bacias hidrográficas. “Precisamos construir uma gestão sistêmica sustentável com a participação da sociedade. Assim como fizemos na formação dos comitês de bacias hidrográficas no ano passado, queremos criar uma rede para fortalecer cada vez mais a conservação dos recursos naturais, e por isso é importante que os gestores levem o compromisso de nos organizarmos cada vez mais por micro-bacias”, ressaltou Rasca.


Gestão Municipal – Para esclarecer sobre a importância de uma pasta de meio ambiente nos municípios, oito secretários de meio ambiente participaram de uma mesa redonda falando sobre os desafios de uma gestão ambiental compartilhada. Todos ressaltaram que com a criação de uma secretaria específica de meio ambiente, a atenção para os assuntos e políticas ambientais vem se tornando mais forte.


Para a secretária de Meio Ambiente do município de Paiçandu, Aparecida Pereira Suyti, a gestão ambiental está além de criar uma secretaria. “Nós gestores precisamos multiplicar o conhecimento sobre os instrumentos de gestão ambiental para que a soceidade local faça parte dessa mobilização, pois não adianta criar mais uma pasta sem a participação social”.


Fonte: Assessoria de Comunicação PNC PR

Foto: Fernanda Dorta



Gestores municipais preparam-se para fortalecer a gestão ambiental local

Cerca de 400 gestores municipais de meio ambiente das bacias hidrográficas do Piquiri, Paraná II, Baixo Ivaí e Paraná I participaram da segunda capacitação do PNC-PR


A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promoveu na última semana de junho, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a abertura do segundo encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. Neste segundo encontro foram capacitados cerca de 400 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas Piquiri, Paraná II, Baixo Ivaí e Paraná I.

Para o secretário do meio ambiente e recursos hídricos, Rasca Rodrigues, é uma importante ação que o Governo do Estado promove a favor do meio ambiente.
“Precisamos de um comprometimento maior para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente. Por isso, com a inserção das políticas públicas de Meio Ambiente inseridas nos municípios, buscamos um equilíbrio ambiental”, comenta o secretário.
Entre as diversas ações que foram discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (22 a 26 de junho) a coordenadora apresentou os desafios da gestão sistêmica sustentável com a participação popular na implantação do Sisnama. “Para obtermos sucesso na política ambiental é essencial a participação da comunidade”, garante a coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.
“Estamos envolvidos para proporcionar uma gestão ambiental compartilhada entre municípios e Estado preparando os gestores para a criação de secretarias específicas nos seus municípios”, garante a coordenadora.
Além disso, a preocupação devido à utilização dos recursos naturais que estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização, exaustão e degradação decorrente de atividades públicas e privadas.
O PNC é uma ferramenta para fortalecer os sistemas de meio ambiente nos municípios e propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o chefe do escritório regional de Guarapuava da SEMA/IAP, Ildefonso Costa, o encontro proporcionou novas reflexões aos gestores. “É um retrocesso as prefeituras tratarem de assuntos relacionados ao meio ambiente dos seus municípios dentro de alguma outra pasta de Governo”, ressalta.
Durante as atividades PNC foram demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participaram de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
Para a agente de educação ambiental do município de Alto Piquiri, Maria Zaparoli, a participação neste encontro será muito importante para a população do seu município. “Temos o papel de multiplicadores e com certeza estarei levando para o meu município contribuições para a qualidade de vida de todos”, destaca Maria.
PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.
ENCONTRO – O Governo Estadual, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), prevê a capacitação de 1,6 mil gestores ambientais até o final deste ano. Em maio já foram capacitados 400 gestores ambientais. O PNC no Paraná foi adotado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – prevê que a elaboração de políticas públicas ambientais de forma compartilhada, envolvendo os Comitês de Bacias Hidrográficas, movimentos sociais, associações comunitárias e governos municipais.


fonte: Assessoria de Comunicação - SEMA