sexta-feira, 4 de setembro de 2009

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL / ETAPA ESTADUAL

Atendendo as deliberações dos Conselhos e das Conferências Nacionais de Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, o Presidente da República, por meio de Decreto datado de 14/05/09, convoca a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília -DF.
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.

Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.

Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.

VAMOS CUIDAR DA GENTE

O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".

O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.

PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.

Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão

Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:


SECRETARIAS ESTADUAIS

SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000

CONSELHOS

CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br

Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa

fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual