sexta-feira, 26 de março de 2010

PNC Paraná lança site para gestores municipais de meio ambiente

O site do programa será apresentado no 3° encontro de Dirigentes e gestores municipais sobre políticas públicas de meio ambiente

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC Paraná), lança neste final de semana, no 3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu, o site para gestores municipais de meio ambiente. O objetivo da página na internet é promover um trabalho de comunicação em rede gerando interação com os gestores públicos que vem participando das etapas de capacitação do PNC.
No site estarão disponíveis informações como instrumentos de gestão ambiental, como formar um plano e um sistema municipal de meio ambiente, além dos vídeos produzidos para a etapa à distancia e depoimentos do que os municípios vem fazendo para fortalecer a gestão pública de meio ambiente.
Rede de Comunicação
Além do site, o PNC-PR vem estudando uma forma de capacitar os gestores com base numa rede virtual que funcione e seja efetiva no gerenciamento das informações e dados dos municípios na área socioambiental.
De acordo com a coordenadora do PNC Paraná, Débora Albuquerque, trabalhar a comunicação no processo das capacitações do programa é extremamente necessário. “Os municípios precisam buscar não só autonomia técnica na gestão pública do meio ambiente, mas também divulgar suas ações para que o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) se fortaleça,” ressalta.
A partir do amadurecimento dos municípios no trabalho em rede, os gestores poderão também contribuir com o Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sisnima), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente.

PNC Paraná: www.pnc.meioambiente.pr.gov.br
Acesse também o blog participativo: www.pncparana.blogspot.com
Sinima: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=58