segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Governo encerra última etapa de capacitação de gestores ambientais


O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, encerrou nesta quinta-feira (01), em Faxinal do Céu - município de Pinhão, a última etapa do Programa Nacional de Capacitação dos gestores ambientais do Paraná, que reuniu representantes de bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I, II , III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.“A gestão ambiental por bacias hidrográficas tem sido o nosso foco. temos o desafio de unir povos pela causa ambiental e isso só conseguiremos através da coletividade.
O PNC Paraná destaca-se por oferecer esse espaço de participação para formarmos uma gestão compartilhada”, ressaltou o secretário. A ação faz parte do programa nacional de capacitação dos gestores ambientais municipais (PNC Paraná), que já envolveu 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.Os gestores participaram de 54 oficinas que trataram temas como elaboração de projetos, organização do sistema e planos municipais de meio ambiente, além de conteúdos passados em palestras, mesas-redondas e atividade socioculturais.
O PNC Paraná é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) e dá às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local. “Todas as bacias hidrográficas do Estado foram contempladas na etapa de formação presencial, e isso é um ponto positivo para que os municípios construam junto a gestão e a política ambiental do Paraná”, ressaltou a coordenadora do PNC, Débora Albuquerque.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL - De acordo com o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pontal do Paraná, Willian Carli, o PNC é muito importante para a situação atual de seu município. “Precisamos aproveitar o momento atual em que o governo do Paraná está mais aberto para a participação popular no âmbito da gestão ambiental”.
Segundo o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Elson Borges, além de subsidiar a gestão pública municipal, o PNC está incluindo os movimentos sociais para consolidação das políticas ambientais. “No exercício da democracia o mais importante não é concordar, mas debater. É debatendo que iremos chegar num consenso e na integração das ações entre governos e movimentos sociais,” reforça Elson.
METODOLOGIA – O PNC Paraná adotou desde sua implementação a concepção de aproximar a sociedade para discutir instrumentos de gestão ambiental através da metodologia de Paulo Freire. “O método freireano foi determinante como instrumento pedagógico para a formação dos gestores, pois todos puderam participar do diálogo que irá dar um novo rumo na política pública de meio ambiente”, disse Rafael Serathiuk, mediador de uma das oficinas do PNC.
Para Juceli Spaduto, do município de Ribeirão Claro, o encontro presencial foi um momento de unir os municípios e integrar os gestores que trabalham na mesma bacia hidrográfica. “Através do encontro conseguimos nos aproximar e perceber como os municípios visinhos estão trabalhando no meio ambiente”.
À DISTÂNCIA – A Secretaria do Meio Ambiente - em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada à Secretaria da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida uma escola por município para a transmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
As oficinas e palestras realizadas durante os encontros presenciais contam com o apoio de mais de 80 profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado como Copel, Sanepar, Secretarias da Educação, da Agricultura e do Abastecimento, e do Desenvolvimento Urbano, Emater, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama e Ministério Público.


Fonte: ACS - SEMA