sexta-feira, 31 de julho de 2009

MANIFESTO


João o Belo aprendiz. Sou corpo e alma que é luz para o espírito. Malabarista dos medos e incoerências, canto amor e canto@ dor da humanidade.

O infinito mora em mim e é força motriz do universo, sou todo e parte de galáxias perdidas em constelações de medo, amor , paixão, raiva, indignação, alegria e muita emoção.

Não sei muito bem o que fazer daquilo que sobrou do meu verdadeiro eu, talvez uma paródia de algum mantra perdido no inconsciente coletivo.

Ser o que nunca fui. Pode ser o caminho, mas pode ser a loucura lúcida perdida em mim mesmo.

Felicidade passa...

E só então descubro que o tempo é o agora, respirando e transpirando emoção. Sentindo cada segundo como se único fosse, nas profundezas das minhas entranhas.

Ser e estar, como se tudo... fosse isto.

Na metamorfose dos sentidos euxauridos calo... ouço...acalmo a mente, pulsando em consonância...com o pulsar da vida no planeta.

Certo ou errado a paz me invade, acredito no novo, que pode ser construído agora, na soma de olhares, e descanço o coração liberto da ansiedade de chegar.

Vazio... cheio de nada... no espaço infinito da razão que cala. Talvez seja muito, mas ela mora no grão de areia da praia perdida.

Floresta encantada das mágicas da vida.



João Bello

poeta e ambientalista

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretário do Meio Ambiente discute gestão por bacias hidrográficas com 300 gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues participou nesta quinta-feira (30), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, do III Encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. O encontro, que começou na segunda-feira (27), conta com mais de 300 gestores vindos dos cerca de 80 municípios da bacia hidrográfica do Alto Ivaí, Alto Tibagi e Baixo Tibagi.

O secretário ressaltou a importância da definição de estratégias para gestão por bacias hidrográficas com base na Política Estadual de Meio Ambiente. “Precisamos fazer uma gestão ambiental com foco na água. E por isso, a gestão por bacias hidrográficas tem sido uma estratégia para recuperarmos os recursos naturais com a participação da sociedade”.

A ação faz parte da terceira etapa de treinamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná (PNC-PR), que busca formar 1,6 mil gestores ambientais até o final do ano.

Entre os principais objetivos da capacitação é formar gestores para construir sistemas municipais de meio ambiente, a partir de uma gestão ambiental integrada, com base na metodologia de Paulo Freire.

“Temos que aliar conhecimento e sensibilidade para que possamos desempenhar o papel de gestores com ética e cuidado”, expressou a diretora de meio ambiente e cidadania empresarial da Copel, Marlene Zanin.
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares.

Para Margarete dos Santos, do Movimento das mulheres de Uraí, o convívio com pessoas de outros municípios durante o encontro é primordial para mudar a realidade ambiental dos municípios. “Precisamos proporcionar essa integração e mobilizar a comunidade para cuidar do meio em que vivemos”, afirmou a gestora, que também representou no evento os movimentos populares.

Fonte: Comunicação PNC-PR