quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rasca Rodrigues fala sobre políticas públicas de Meio Ambiente


O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, falou para 400 pessoas sobre a importância da consolidação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente.

O encontro faz parte da segunda etapa de capacitação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná. O PNC tem sido uma grande estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos de todas as bacias hidrográficas do Paraná.


O secretário ressaltou que a política ambiental vem seguindo um sistema de organização por bacias hidrográficas. “Precisamos construir uma gestão sistêmica sustentável com a participação da sociedade. Assim como fizemos na formação dos comitês de bacias hidrográficas no ano passado, queremos criar uma rede para fortalecer cada vez mais a conservação dos recursos naturais, e por isso é importante que os gestores levem o compromisso de nos organizarmos cada vez mais por micro-bacias”, ressaltou Rasca.


Gestão Municipal – Para esclarecer sobre a importância de uma pasta de meio ambiente nos municípios, oito secretários de meio ambiente participaram de uma mesa redonda falando sobre os desafios de uma gestão ambiental compartilhada. Todos ressaltaram que com a criação de uma secretaria específica de meio ambiente, a atenção para os assuntos e políticas ambientais vem se tornando mais forte.


Para a secretária de Meio Ambiente do município de Paiçandu, Aparecida Pereira Suyti, a gestão ambiental está além de criar uma secretaria. “Nós gestores precisamos multiplicar o conhecimento sobre os instrumentos de gestão ambiental para que a soceidade local faça parte dessa mobilização, pois não adianta criar mais uma pasta sem a participação social”.


Fonte: Assessoria de Comunicação PNC PR

Foto: Fernanda Dorta



Nenhum comentário:

Postar um comentário