terça-feira, 29 de setembro de 2009

PNC PARANÁ REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL EM FAXINAL DO CÉU

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promove a partir desta segunda-feira (28), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a última etapa presencial encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.

Neste encontro serão capacitados cerca de 500 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I,II,III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (28 de setembro a 02 de outubro) destacam-se a organização do sistema municipal de meio ambiente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do Paraná. “O PNC é um espaço de diálogo para que os municípios organizem uma gestão ambiental sistêmica de acordo com a realizade socioambiental de sua bacia hidrográfica”, ressata coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.

O PNC é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) que visa propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Carlos Alberto Salvador, é importante chamar a sociedade para participar de diversos espaços de diálogo entre governo, terceiro setor e sistema privado. “São em espaços como conselhos de meio ambiente e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), por exemplo, que conseguimos gerar uma melhor participação da sociedade na construção das políticas públicas. A pauta meio ambiente é um assunto que deve estar em todos esses espaços de participação e o PNC Paraná proporcionando a abertura dessa disussão”, afirma Salvador.

Segundo o técnico do Departamento de Recursos Naturais e Biodiversidade da Emater, Luiz Marcos Feitosa dos Santos, a Emater como parceira do PNC Paraná tem um papel fundamental na integração das políticas de meio ambiente com as políticas da agricultura familiar. “ A gestão compartilhada só será efetiva quando conseguirmos integrar as políticas ambientais com as ações da agricultura, realidade que predomina a economia e o desenvolvimento do Estado, disse Feitosa.

Durante as atividades PNC serão demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.

PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.

ETAPA À DISTÂNCIA – A SEMA, em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada a Secretaria de Estado da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida um escola por município para a trsnmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da SEMA, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.

2 comentários:

  1. Dêem uma olhada no link sobre o fechamento de nosso curso em Faxinal do Céu.

    http://www.youtube.com/watch?v=Zll74wocEgs

    Um abraço

    Vander

    ResponderExcluir
  2. Estou me formando em Engenharia Ambiental e vou fazer meu TCC em Educação Ambiental nas escolas, gostaria muito de fazer esse curso de capacitação de gestores ambientais, para que eu possa acresentar mais conteudo em meu trabalho.
    desde já agradeço
    Jonas Rigatti,Dois Vizinhos - PR

    ResponderExcluir