A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com a TV Paulo Freire, exibe a partir de terça-feira (20), em todos os municípios do Paraná, o programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente.
A ação faz parte da etapa de educação à distância do Programa Nacional de Capacitação de Gestores ambientais municipais (PNC Paraná) que já formou 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.
A etapa de formação presencial, que aconteceu durante este ano no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi dividia por bacias hidrográficas, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente.
A transmissão dos programas acontece nos dias 20 e 27 de outubro, e 04 e 10 de novembro em um colégio estadual de cada município. O horário varia das 10h ou 16h, de acordo com a disponibilidade do colégio. (confia a escola e o horário nos escritórios regionais da SEMA e IAP).
Os principais conteúdos abordados nos programas referem-se a temas relacionados a instrumentos de gestão ambiental, tais como: recursos hídricos, mudanças climáticas, Agenda 21, energia, agroecologia, entre outros.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
Além dos gestores municipais de meio ambiente, a comunidade pode assistir aos programas para levar informações sobre instrumentos de gestão ambiental a fim de fortalecer a comunidade nas discussões sobre seu município. Além de assistir aos programas, os gestores e comunidade em geral podem participar do Fórum de discussão do PNC, através do portal: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - e clicar em Fórum PNC.
CONFIRA AS DATAS DOS PROXIMOS PROGRAMAS
20/10
27/10
04/11
10/11
Local: procure a escola de seu município através dos escritórios regionais da SEMA
Horários: varia de acordo com a disponibilidade da escola. Articule-se e participe!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Governo encerra última etapa de capacitação de gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, encerrou nesta quinta-feira (01), em Faxinal do Céu - município de Pinhão, a última etapa do Programa Nacional de Capacitação dos gestores ambientais do Paraná, que reuniu representantes de bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I, II , III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.“A gestão ambiental por bacias hidrográficas tem sido o nosso foco. temos o desafio de unir povos pela causa ambiental e isso só conseguiremos através da coletividade.
O PNC Paraná destaca-se por oferecer esse espaço de participação para formarmos uma gestão compartilhada”, ressaltou o secretário. A ação faz parte do programa nacional de capacitação dos gestores ambientais municipais (PNC Paraná), que já envolveu 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.Os gestores participaram de 54 oficinas que trataram temas como elaboração de projetos, organização do sistema e planos municipais de meio ambiente, além de conteúdos passados em palestras, mesas-redondas e atividade socioculturais.
O PNC Paraná é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) e dá às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local. “Todas as bacias hidrográficas do Estado foram contempladas na etapa de formação presencial, e isso é um ponto positivo para que os municípios construam junto a gestão e a política ambiental do Paraná”, ressaltou a coordenadora do PNC, Débora Albuquerque.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL - De acordo com o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pontal do Paraná, Willian Carli, o PNC é muito importante para a situação atual de seu município. “Precisamos aproveitar o momento atual em que o governo do Paraná está mais aberto para a participação popular no âmbito da gestão ambiental”.
Segundo o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Elson Borges, além de subsidiar a gestão pública municipal, o PNC está incluindo os movimentos sociais para consolidação das políticas ambientais. “No exercício da democracia o mais importante não é concordar, mas debater. É debatendo que iremos chegar num consenso e na integração das ações entre governos e movimentos sociais,” reforça Elson.
METODOLOGIA – O PNC Paraná adotou desde sua implementação a concepção de aproximar a sociedade para discutir instrumentos de gestão ambiental através da metodologia de Paulo Freire. “O método freireano foi determinante como instrumento pedagógico para a formação dos gestores, pois todos puderam participar do diálogo que irá dar um novo rumo na política pública de meio ambiente”, disse Rafael Serathiuk, mediador de uma das oficinas do PNC.
Para Juceli Spaduto, do município de Ribeirão Claro, o encontro presencial foi um momento de unir os municípios e integrar os gestores que trabalham na mesma bacia hidrográfica. “Através do encontro conseguimos nos aproximar e perceber como os municípios visinhos estão trabalhando no meio ambiente”.
À DISTÂNCIA – A Secretaria do Meio Ambiente - em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada à Secretaria da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida uma escola por município para a transmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
As oficinas e palestras realizadas durante os encontros presenciais contam com o apoio de mais de 80 profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado como Copel, Sanepar, Secretarias da Educação, da Agricultura e do Abastecimento, e do Desenvolvimento Urbano, Emater, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama e Ministério Público.
Fonte: ACS - SEMA
terça-feira, 29 de setembro de 2009
PNC PARANÁ REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL EM FAXINAL DO CÉU
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promove a partir desta segunda-feira (28), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a última etapa presencial encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
Neste encontro serão capacitados cerca de 500 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I,II,III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (28 de setembro a 02 de outubro) destacam-se a organização do sistema municipal de meio ambiente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do Paraná. “O PNC é um espaço de diálogo para que os municípios organizem uma gestão ambiental sistêmica de acordo com a realizade socioambiental de sua bacia hidrográfica”, ressata coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.
O PNC é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) que visa propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Carlos Alberto Salvador, é importante chamar a sociedade para participar de diversos espaços de diálogo entre governo, terceiro setor e sistema privado. “São em espaços como conselhos de meio ambiente e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), por exemplo, que conseguimos gerar uma melhor participação da sociedade na construção das políticas públicas. A pauta meio ambiente é um assunto que deve estar em todos esses espaços de participação e o PNC Paraná proporcionando a abertura dessa disussão”, afirma Salvador.
Segundo o técnico do Departamento de Recursos Naturais e Biodiversidade da Emater, Luiz Marcos Feitosa dos Santos, a Emater como parceira do PNC Paraná tem um papel fundamental na integração das políticas de meio ambiente com as políticas da agricultura familiar. “ A gestão compartilhada só será efetiva quando conseguirmos integrar as políticas ambientais com as ações da agricultura, realidade que predomina a economia e o desenvolvimento do Estado, disse Feitosa.
Durante as atividades PNC serão demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.
ETAPA À DISTÂNCIA – A SEMA, em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada a Secretaria de Estado da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida um escola por município para a trsnmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da SEMA, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
Neste encontro serão capacitados cerca de 500 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I,II,III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (28 de setembro a 02 de outubro) destacam-se a organização do sistema municipal de meio ambiente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do Paraná. “O PNC é um espaço de diálogo para que os municípios organizem uma gestão ambiental sistêmica de acordo com a realizade socioambiental de sua bacia hidrográfica”, ressata coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.
O PNC é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) que visa propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Carlos Alberto Salvador, é importante chamar a sociedade para participar de diversos espaços de diálogo entre governo, terceiro setor e sistema privado. “São em espaços como conselhos de meio ambiente e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), por exemplo, que conseguimos gerar uma melhor participação da sociedade na construção das políticas públicas. A pauta meio ambiente é um assunto que deve estar em todos esses espaços de participação e o PNC Paraná proporcionando a abertura dessa disussão”, afirma Salvador.
Segundo o técnico do Departamento de Recursos Naturais e Biodiversidade da Emater, Luiz Marcos Feitosa dos Santos, a Emater como parceira do PNC Paraná tem um papel fundamental na integração das políticas de meio ambiente com as políticas da agricultura familiar. “ A gestão compartilhada só será efetiva quando conseguirmos integrar as políticas ambientais com as ações da agricultura, realidade que predomina a economia e o desenvolvimento do Estado, disse Feitosa.
Durante as atividades PNC serão demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.
ETAPA À DISTÂNCIA – A SEMA, em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada a Secretaria de Estado da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida um escola por município para a trsnmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da SEMA, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
A PRIMAVERA CHEGOU

A PRIMAVERA CHEGOU. E com ela algumas ações socioambientais no estado como semana da árvore abrindo novos espaços de participação como no município de Itambé, que realizou, através da regional da SEMA e Suderhsa de Maringá, juntamente com a participação da sociedade civil, a Semana da Primavera.
O objetivo da semana foi plantar contribuir para a recomposição da mata ciliar através do plantio de mais de 2.000 mil mudas de árvores de espécies nativas da região e soltura de mais de 5.000 peixes nativos da bacia do Rio Pirapó.
APROVEITE A PRIMAVERA PARA PARTICIPAR E FAZER FLORESCER A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM SEU MUNICÍPIO!!!
Fonte: SEMA Maringásexta-feira, 4 de setembro de 2009
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL / ETAPA ESTADUAL
Atendendo as deliberações dos Conselhos e das Conferências Nacionais de Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, o Presidente da República, por meio de Decreto datado de 14/05/09, convoca a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília -DF.
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.
Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.
Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.
VAMOS CUIDAR DA GENTE
O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".
O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.
Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão
Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:
SECRETARIAS ESTADUAIS
SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000
CONSELHOS
CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br
Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa
fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.
Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.
Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.
VAMOS CUIDAR DA GENTE
O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".
O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.
Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão
Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:
SECRETARIAS ESTADUAIS
SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000
CONSELHOS
CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br
Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa
fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual
Assinar:
Postagens (Atom)