quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PNC PARANÁ É APRESENTADO EM CONGRESSO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (12), em São Paulo, ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente do Paraná no.Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

O objetivo do Congresso é traçar um panorama de como os estados vêm estruturando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). No Paraná, o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC-PR) tem sido a principal ferramenta para organizar e fortalecer as políticas públicas de meio ambiental nos municípios.

“Com as ações do PNC-PR estamos tendo a oportunidade de visualizar as principais demandas locais e potenciais ambientais para estruturar um sistema de meio ambiente integrado”, ressaltou o secretário.

O encontro, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), busca congregar e dar unidade à ação dos estados na política nacional de meio ambiente, identificando os pontos prioritários que comporão a agenda da entidade e sua estratégia de interlocução com o Governo Federal.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve participar do encerramento do encontro, nesta sexta-feira (14), às 16h, quando será divulgada a Carta da Abema e lançado o Prêmio Abema.

Para mais informações: http://www.congressoabema.com.br/

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Charge



Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

sexta-feira, 31 de julho de 2009

MANIFESTO


João o Belo aprendiz. Sou corpo e alma que é luz para o espírito. Malabarista dos medos e incoerências, canto amor e canto@ dor da humanidade.

O infinito mora em mim e é força motriz do universo, sou todo e parte de galáxias perdidas em constelações de medo, amor , paixão, raiva, indignação, alegria e muita emoção.

Não sei muito bem o que fazer daquilo que sobrou do meu verdadeiro eu, talvez uma paródia de algum mantra perdido no inconsciente coletivo.

Ser o que nunca fui. Pode ser o caminho, mas pode ser a loucura lúcida perdida em mim mesmo.

Felicidade passa...

E só então descubro que o tempo é o agora, respirando e transpirando emoção. Sentindo cada segundo como se único fosse, nas profundezas das minhas entranhas.

Ser e estar, como se tudo... fosse isto.

Na metamorfose dos sentidos euxauridos calo... ouço...acalmo a mente, pulsando em consonância...com o pulsar da vida no planeta.

Certo ou errado a paz me invade, acredito no novo, que pode ser construído agora, na soma de olhares, e descanço o coração liberto da ansiedade de chegar.

Vazio... cheio de nada... no espaço infinito da razão que cala. Talvez seja muito, mas ela mora no grão de areia da praia perdida.

Floresta encantada das mágicas da vida.



João Bello

poeta e ambientalista

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretário do Meio Ambiente discute gestão por bacias hidrográficas com 300 gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues participou nesta quinta-feira (30), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, do III Encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. O encontro, que começou na segunda-feira (27), conta com mais de 300 gestores vindos dos cerca de 80 municípios da bacia hidrográfica do Alto Ivaí, Alto Tibagi e Baixo Tibagi.

O secretário ressaltou a importância da definição de estratégias para gestão por bacias hidrográficas com base na Política Estadual de Meio Ambiente. “Precisamos fazer uma gestão ambiental com foco na água. E por isso, a gestão por bacias hidrográficas tem sido uma estratégia para recuperarmos os recursos naturais com a participação da sociedade”.

A ação faz parte da terceira etapa de treinamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná (PNC-PR), que busca formar 1,6 mil gestores ambientais até o final do ano.

Entre os principais objetivos da capacitação é formar gestores para construir sistemas municipais de meio ambiente, a partir de uma gestão ambiental integrada, com base na metodologia de Paulo Freire.

“Temos que aliar conhecimento e sensibilidade para que possamos desempenhar o papel de gestores com ética e cuidado”, expressou a diretora de meio ambiente e cidadania empresarial da Copel, Marlene Zanin.
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares.

Para Margarete dos Santos, do Movimento das mulheres de Uraí, o convívio com pessoas de outros municípios durante o encontro é primordial para mudar a realidade ambiental dos municípios. “Precisamos proporcionar essa integração e mobilizar a comunidade para cuidar do meio em que vivemos”, afirmou a gestora, que também representou no evento os movimentos populares.

Fonte: Comunicação PNC-PR

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ITCG PROMOVE ENCONTRO DE TERRA E CIDADANIA


O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG) promove de 28 a 30 de julho, na PUC-PR, o III Encontro Terra e Cidadania. O objetivo é oferecer um espaço para discussões e reflexões que tratem a terra como abrigo e moradia para o desenvolvimento e a reprodução de modos de fazer, viver e criar de comunidades não inseridas no mercado (em alguns casos, sequer inseridas na economia de mercado).

Não restringindo o tratamento da terra a um mero bem jurídico dotado de valor econômico e útil enquanto meio de produção, o Encontro concentra o foco do debate na relação que as comunidades tradicionais, indígenas e pequenos agricultores rurais estabelecem com a terra, a flora e a fauna, assim como no êxodo rural decorrente da negação do acesso a terra e as consequências nocivas ao processo de ocupação territorial urbana, dentre as quais figura a favelização destes povos e a habitação em condições muito precárias.

Também será objeto de debate a avaliação das políticas públicas que se prestam à reforma agrária, à garantia de moradia digna e à defesa da sociodiversidade e da biodiversidade. O evento conta com a participação de lideranças de movimentos sociais, indígenas e de comunidades tradicionais, bem como membros da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, órgãos públicos federais e estaduais, além de autoridades e especialistas.

Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG)