quarta-feira, 22 de julho de 2009

ITCG PROMOVE ENCONTRO DE TERRA E CIDADANIA


O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG) promove de 28 a 30 de julho, na PUC-PR, o III Encontro Terra e Cidadania. O objetivo é oferecer um espaço para discussões e reflexões que tratem a terra como abrigo e moradia para o desenvolvimento e a reprodução de modos de fazer, viver e criar de comunidades não inseridas no mercado (em alguns casos, sequer inseridas na economia de mercado).

Não restringindo o tratamento da terra a um mero bem jurídico dotado de valor econômico e útil enquanto meio de produção, o Encontro concentra o foco do debate na relação que as comunidades tradicionais, indígenas e pequenos agricultores rurais estabelecem com a terra, a flora e a fauna, assim como no êxodo rural decorrente da negação do acesso a terra e as consequências nocivas ao processo de ocupação territorial urbana, dentre as quais figura a favelização destes povos e a habitação em condições muito precárias.

Também será objeto de debate a avaliação das políticas públicas que se prestam à reforma agrária, à garantia de moradia digna e à defesa da sociodiversidade e da biodiversidade. O evento conta com a participação de lideranças de movimentos sociais, indígenas e de comunidades tradicionais, bem como membros da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, órgãos públicos federais e estaduais, além de autoridades e especialistas.

Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG)

REBEA realiza VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

A Rede Brasileira de Educação ambiental promove nesta semana, entre os dias 22 e 25 de julho, no Rio de Janeiro, o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A educação ambiental como instrumento de gestão ambiental vem sendo discutida por mais de 40 redes de educação ambiental no Brasil. Confira abaixo o texto de apresentação do VI Forum e acompanhe o evento através do site: http://forumearebea.org/

O evento acontecerá no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ. O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 4 mil participantes inscritos.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.
Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da REBEA e redes e coletivos parceiros, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações inovadoras, como o VI Fórum Virtual, espaço onde se organizarão Fóruns de Discussão, o Espaço Ecumênico e o Espaço Semente com atividades educativas para crianças.
Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.
Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente estarão organizando atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estarão presentes.
Estarão presentes ao VI Fórum a mãe e a filha de Chico Mendes: Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes, que farão uma exposição no Espaço Chico Mendes, no dia 23. A Xamã Anna Xara fará dinâmicas de grupo ao ar livre nos dias 23, 24 e 25, culminando com uma ciranda no dia 25, início do ano no calendário maia. O evento também contará com a presença de Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informações da ONU.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.

O endereço do site é http://forumearebea.org/ e as inscrições podem ser feitas através do http://www.rebeainscricoes.org/.
O evento tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e da Educação, da UFRJ, UERJ, CFBio, BNDES, Itaipu Binacional, entre outros.
A Secretaria Executiva do evento está sob a responsabilidade do Instituto Baía de Guanabara (IBG) e maiores informações podem ser conseguidas através do site ou do email viforum@baiadeguanabara.org.br.

Fonte: Comissão organizadora REBEA

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carta ao Inquilino - Planeta Terra - S.O.S Humanidade

S.O.S Humanidade

S. de socorro é o que a Terra nos diz.
O. organizar a casa é mais do que urgente.
S. ser e estar vivo depende de nós, humanos.


Mudar nossa história no planeta não tem sido uma tarefa fácil. Fomos feitos para enfrentar mudanças e a Terra precisa de nós.

Durante o encontro do PNC Paraná, jovens, adultos, senhores e senhoras dialogaram, refletiram, debateram e expressaram seus anseios em relação ao “COMO” fazer parte da história da mudança social e ambiental de seu município, de seu estado, do país e do mundo.

Existem alguns instrumentos que vem nos ajudando a criar um sistema de gestão ambiental para organizarmos “nossa casa” em todas suas esferas. Para começar a falar de gestão ambiental neste blog, além de solicitar a participação de vocês na construção dessa história, sugiro que assitam este vídeo que trata de um pedido sábio da Terra.

Se a humanidade se organizou e escreveu, em 1992, a "Carta da Terra" com um sonho de mudança, é porque nós com certeza podemos fazer a transformação dessa história.

Confira o vídeo e os links abaixo e voltamos ao nosso diálogo coletivo. Você pode usar o espaço dos comentários para enviar dúvidas, experiências e sugestões.


http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=908
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33


Assessoria de Comunicação PNC-PR

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rasca Rodrigues fala sobre políticas públicas de Meio Ambiente


O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, falou para 400 pessoas sobre a importância da consolidação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente.

O encontro faz parte da segunda etapa de capacitação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná. O PNC tem sido uma grande estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos de todas as bacias hidrográficas do Paraná.


O secretário ressaltou que a política ambiental vem seguindo um sistema de organização por bacias hidrográficas. “Precisamos construir uma gestão sistêmica sustentável com a participação da sociedade. Assim como fizemos na formação dos comitês de bacias hidrográficas no ano passado, queremos criar uma rede para fortalecer cada vez mais a conservação dos recursos naturais, e por isso é importante que os gestores levem o compromisso de nos organizarmos cada vez mais por micro-bacias”, ressaltou Rasca.


Gestão Municipal – Para esclarecer sobre a importância de uma pasta de meio ambiente nos municípios, oito secretários de meio ambiente participaram de uma mesa redonda falando sobre os desafios de uma gestão ambiental compartilhada. Todos ressaltaram que com a criação de uma secretaria específica de meio ambiente, a atenção para os assuntos e políticas ambientais vem se tornando mais forte.


Para a secretária de Meio Ambiente do município de Paiçandu, Aparecida Pereira Suyti, a gestão ambiental está além de criar uma secretaria. “Nós gestores precisamos multiplicar o conhecimento sobre os instrumentos de gestão ambiental para que a soceidade local faça parte dessa mobilização, pois não adianta criar mais uma pasta sem a participação social”.


Fonte: Assessoria de Comunicação PNC PR

Foto: Fernanda Dorta



Gestores municipais preparam-se para fortalecer a gestão ambiental local

Cerca de 400 gestores municipais de meio ambiente das bacias hidrográficas do Piquiri, Paraná II, Baixo Ivaí e Paraná I participaram da segunda capacitação do PNC-PR


A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promoveu na última semana de junho, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a abertura do segundo encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. Neste segundo encontro foram capacitados cerca de 400 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas Piquiri, Paraná II, Baixo Ivaí e Paraná I.

Para o secretário do meio ambiente e recursos hídricos, Rasca Rodrigues, é uma importante ação que o Governo do Estado promove a favor do meio ambiente.
“Precisamos de um comprometimento maior para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente. Por isso, com a inserção das políticas públicas de Meio Ambiente inseridas nos municípios, buscamos um equilíbrio ambiental”, comenta o secretário.
Entre as diversas ações que foram discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (22 a 26 de junho) a coordenadora apresentou os desafios da gestão sistêmica sustentável com a participação popular na implantação do Sisnama. “Para obtermos sucesso na política ambiental é essencial a participação da comunidade”, garante a coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.
“Estamos envolvidos para proporcionar uma gestão ambiental compartilhada entre municípios e Estado preparando os gestores para a criação de secretarias específicas nos seus municípios”, garante a coordenadora.
Além disso, a preocupação devido à utilização dos recursos naturais que estão sendo fortemente afetados pelos processos de utilização, exaustão e degradação decorrente de atividades públicas e privadas.
O PNC é uma ferramenta para fortalecer os sistemas de meio ambiente nos municípios e propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o chefe do escritório regional de Guarapuava da SEMA/IAP, Ildefonso Costa, o encontro proporcionou novas reflexões aos gestores. “É um retrocesso as prefeituras tratarem de assuntos relacionados ao meio ambiente dos seus municípios dentro de alguma outra pasta de Governo”, ressalta.
Durante as atividades PNC foram demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participaram de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
Para a agente de educação ambiental do município de Alto Piquiri, Maria Zaparoli, a participação neste encontro será muito importante para a população do seu município. “Temos o papel de multiplicadores e com certeza estarei levando para o meu município contribuições para a qualidade de vida de todos”, destaca Maria.
PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.
ENCONTRO – O Governo Estadual, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), prevê a capacitação de 1,6 mil gestores ambientais até o final deste ano. Em maio já foram capacitados 400 gestores ambientais. O PNC no Paraná foi adotado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – prevê que a elaboração de políticas públicas ambientais de forma compartilhada, envolvendo os Comitês de Bacias Hidrográficas, movimentos sociais, associações comunitárias e governos municipais.


fonte: Assessoria de Comunicação - SEMA