segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Confira o vídeo do I Fórum de Educação Ambiental de Carambeí

Município de Itambém na etapa à distância do PNC

Após assistirem aos programas NÓS DA EDUCAÇÃO - Especial Meio Ambiente, exibido na TV Paulo Freire, os gestores ambientais do município de Itambé fizeram uma ruenião para discutir a implementação dos instrumentos de gestão ambiental no município.

E você, já conversou com os gestores de seu município? Articule-se, chame o prefeito, os representantes de associações, vamos colocar os pingos nos "iis" e construir um município sustentável? Pense nisso, sonhe com essa mudança, viva essa transformação!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PARTICIPAÇÃO NOS MUNICÍPIOS







Confira as fotos da tranmissão da etapa à distância. Foto 1: Município de Colombo, Foto 2: Guarapuava e Foto 2: Barbosa Ferraz



NOTA AOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE



Olá gestores e participantes do PNC Paraná,



Nesta última terça-feira (20/10), aconteceu a primeira exibição do Programa Nós da Educação - Especial Meio Ambiente, dedicado aos gestores públicos municipais de meio ambiente. A ação faz parte da formação à distância do PNC PR em parceria com a TV Paulo Freire.

A TV Paulo Freire disponibilizou a exibição dos programas apenas às 16h nas datas previstas (20 e 27/10; 04 e 10/11) , conforme acordado na parceria feita com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).
As escolas que disponibilizaram as salas no período da manhã (por volta das 10h), deverão baixar o programa pelo portal Dia -a - dia Educação (SEED), através do endereço : http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30 . A escola pode solicitar também uma cópia do vídeo para o Núcleo de Educação para que o vídeo chegue há tempo nas escolas que estiverem com problemas de transmissão via antena parabólica.
Cabe lembrar, que os gestores também podem baixar os programas pelo endereço acima. Em breve, o PNC Paraná irá disponibilizar os 4 programas especiais no portal do Meio Ambiente. Por enquanto, sua participação é muito importante nas escolas, na tentativa de aproximar a comunidade escolar e comunidade em geral para discutir o futuro de suas cidades no âmbito da gestão ambiental.



PRÓXIMOS PROGRAMAS


27/10
04/11
10/11

Articulem-se com a escola responsável pela transmissão e participem! Vocês também podem enviar mensagens através do Fórum de debate, pelo endereço: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - clicando em PNC - Fórum PNC.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PNC REALIZA ETAPA DE FORMAÇÃO À DISTANCIA EM TODOS OS MUNICÍPIOS

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com a TV Paulo Freire, exibe a partir de terça-feira (20), em todos os municípios do Paraná, o programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente.

A ação faz parte da etapa de educação à distância do Programa Nacional de Capacitação de Gestores ambientais municipais (PNC Paraná) que já formou 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.

A etapa de formação presencial, que aconteceu durante este ano no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi dividia por bacias hidrográficas, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente.
A transmissão dos programas acontece nos dias 20 e 27 de outubro, e 04 e 10 de novembro em um colégio estadual de cada município. O horário varia das 10h ou 16h, de acordo com a disponibilidade do colégio. (confia a escola e o horário nos escritórios regionais da SEMA e IAP).

Os principais conteúdos abordados nos programas referem-se a temas relacionados a instrumentos de gestão ambiental, tais como: recursos hídricos, mudanças climáticas, Agenda 21, energia, agroecologia, entre outros.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Além dos gestores municipais de meio ambiente, a comunidade pode assistir aos programas para levar informações sobre instrumentos de gestão ambiental a fim de fortalecer a comunidade nas discussões sobre seu município. Além de assistir aos programas, os gestores e comunidade em geral podem participar do Fórum de discussão do PNC, através do portal: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - e clicar em Fórum PNC.

CONFIRA AS DATAS DOS PROXIMOS PROGRAMAS

20/10
27/10
04/11
10/11

Local: procure a escola de seu município através dos escritórios regionais da SEMA
Horários: varia de acordo com a disponibilidade da escola. Articule-se e participe!