E você, já conversou com os gestores de seu município? Articule-se, chame o prefeito, os representantes de associações, vamos colocar os pingos nos "iis" e construir um município sustentável? Pense nisso, sonhe com essa mudança, viva essa transformação!!!
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Município de Itambém na etapa à distância do PNC
E você, já conversou com os gestores de seu município? Articule-se, chame o prefeito, os representantes de associações, vamos colocar os pingos nos "iis" e construir um município sustentável? Pense nisso, sonhe com essa mudança, viva essa transformação!!!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
NOTA AOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE
Olá gestores e participantes do PNC Paraná,
Nesta última terça-feira (20/10), aconteceu a primeira exibição do Programa Nós da Educação - Especial Meio Ambiente, dedicado aos gestores públicos municipais de meio ambiente. A ação faz parte da formação à distância do PNC PR em parceria com a TV Paulo Freire.
A TV Paulo Freire disponibilizou a exibição dos programas apenas às 16h nas datas previstas (20 e 27/10; 04 e 10/11) , conforme acordado na parceria feita com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).
As escolas que disponibilizaram as salas no período da manhã (por volta das 10h), deverão baixar o programa pelo portal Dia -a - dia Educação (SEED), através do endereço : http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30 . A escola pode solicitar também uma cópia do vídeo para o Núcleo de Educação para que o vídeo chegue há tempo nas escolas que estiverem com problemas de transmissão via antena parabólica.
Cabe lembrar, que os gestores também podem baixar os programas pelo endereço acima. Em breve, o PNC Paraná irá disponibilizar os 4 programas especiais no portal do Meio Ambiente. Por enquanto, sua participação é muito importante nas escolas, na tentativa de aproximar a comunidade escolar e comunidade em geral para discutir o futuro de suas cidades no âmbito da gestão ambiental.
PRÓXIMOS PROGRAMAS
27/10
04/11
10/11
Articulem-se com a escola responsável pela transmissão e participem! Vocês também podem enviar mensagens através do Fórum de debate, pelo endereço: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - clicando em PNC - Fórum PNC.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
PNC REALIZA ETAPA DE FORMAÇÃO À DISTANCIA EM TODOS OS MUNICÍPIOS
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com a TV Paulo Freire, exibe a partir de terça-feira (20), em todos os municípios do Paraná, o programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente.
A ação faz parte da etapa de educação à distância do Programa Nacional de Capacitação de Gestores ambientais municipais (PNC Paraná) que já formou 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.
A etapa de formação presencial, que aconteceu durante este ano no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi dividia por bacias hidrográficas, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente.
A transmissão dos programas acontece nos dias 20 e 27 de outubro, e 04 e 10 de novembro em um colégio estadual de cada município. O horário varia das 10h ou 16h, de acordo com a disponibilidade do colégio. (confia a escola e o horário nos escritórios regionais da SEMA e IAP).
Os principais conteúdos abordados nos programas referem-se a temas relacionados a instrumentos de gestão ambiental, tais como: recursos hídricos, mudanças climáticas, Agenda 21, energia, agroecologia, entre outros.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
Além dos gestores municipais de meio ambiente, a comunidade pode assistir aos programas para levar informações sobre instrumentos de gestão ambiental a fim de fortalecer a comunidade nas discussões sobre seu município. Além de assistir aos programas, os gestores e comunidade em geral podem participar do Fórum de discussão do PNC, através do portal: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - e clicar em Fórum PNC.
CONFIRA AS DATAS DOS PROXIMOS PROGRAMAS
20/10
27/10
04/11
10/11
Local: procure a escola de seu município através dos escritórios regionais da SEMA
Horários: varia de acordo com a disponibilidade da escola. Articule-se e participe!
A ação faz parte da etapa de educação à distância do Programa Nacional de Capacitação de Gestores ambientais municipais (PNC Paraná) que já formou 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.
A etapa de formação presencial, que aconteceu durante este ano no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi dividia por bacias hidrográficas, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente.
A transmissão dos programas acontece nos dias 20 e 27 de outubro, e 04 e 10 de novembro em um colégio estadual de cada município. O horário varia das 10h ou 16h, de acordo com a disponibilidade do colégio. (confia a escola e o horário nos escritórios regionais da SEMA e IAP).
Os principais conteúdos abordados nos programas referem-se a temas relacionados a instrumentos de gestão ambiental, tais como: recursos hídricos, mudanças climáticas, Agenda 21, energia, agroecologia, entre outros.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
Além dos gestores municipais de meio ambiente, a comunidade pode assistir aos programas para levar informações sobre instrumentos de gestão ambiental a fim de fortalecer a comunidade nas discussões sobre seu município. Além de assistir aos programas, os gestores e comunidade em geral podem participar do Fórum de discussão do PNC, através do portal: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - e clicar em Fórum PNC.
CONFIRA AS DATAS DOS PROXIMOS PROGRAMAS
20/10
27/10
04/11
10/11
Local: procure a escola de seu município através dos escritórios regionais da SEMA
Horários: varia de acordo com a disponibilidade da escola. Articule-se e participe!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Governo encerra última etapa de capacitação de gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, encerrou nesta quinta-feira (01), em Faxinal do Céu - município de Pinhão, a última etapa do Programa Nacional de Capacitação dos gestores ambientais do Paraná, que reuniu representantes de bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I, II , III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.“A gestão ambiental por bacias hidrográficas tem sido o nosso foco. temos o desafio de unir povos pela causa ambiental e isso só conseguiremos através da coletividade.
O PNC Paraná destaca-se por oferecer esse espaço de participação para formarmos uma gestão compartilhada”, ressaltou o secretário. A ação faz parte do programa nacional de capacitação dos gestores ambientais municipais (PNC Paraná), que já envolveu 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.Os gestores participaram de 54 oficinas que trataram temas como elaboração de projetos, organização do sistema e planos municipais de meio ambiente, além de conteúdos passados em palestras, mesas-redondas e atividade socioculturais.
O PNC Paraná é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) e dá às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local. “Todas as bacias hidrográficas do Estado foram contempladas na etapa de formação presencial, e isso é um ponto positivo para que os municípios construam junto a gestão e a política ambiental do Paraná”, ressaltou a coordenadora do PNC, Débora Albuquerque.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL - De acordo com o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pontal do Paraná, Willian Carli, o PNC é muito importante para a situação atual de seu município. “Precisamos aproveitar o momento atual em que o governo do Paraná está mais aberto para a participação popular no âmbito da gestão ambiental”.
Segundo o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Elson Borges, além de subsidiar a gestão pública municipal, o PNC está incluindo os movimentos sociais para consolidação das políticas ambientais. “No exercício da democracia o mais importante não é concordar, mas debater. É debatendo que iremos chegar num consenso e na integração das ações entre governos e movimentos sociais,” reforça Elson.
METODOLOGIA – O PNC Paraná adotou desde sua implementação a concepção de aproximar a sociedade para discutir instrumentos de gestão ambiental através da metodologia de Paulo Freire. “O método freireano foi determinante como instrumento pedagógico para a formação dos gestores, pois todos puderam participar do diálogo que irá dar um novo rumo na política pública de meio ambiente”, disse Rafael Serathiuk, mediador de uma das oficinas do PNC.
Para Juceli Spaduto, do município de Ribeirão Claro, o encontro presencial foi um momento de unir os municípios e integrar os gestores que trabalham na mesma bacia hidrográfica. “Através do encontro conseguimos nos aproximar e perceber como os municípios visinhos estão trabalhando no meio ambiente”.
À DISTÂNCIA – A Secretaria do Meio Ambiente - em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada à Secretaria da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida uma escola por município para a transmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
As oficinas e palestras realizadas durante os encontros presenciais contam com o apoio de mais de 80 profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado como Copel, Sanepar, Secretarias da Educação, da Agricultura e do Abastecimento, e do Desenvolvimento Urbano, Emater, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama e Ministério Público.
Fonte: ACS - SEMA
Assinar:
Postagens (Atom)