A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promove a partir desta segunda-feira (28), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a última etapa presencial encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
Neste encontro serão capacitados cerca de 500 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I,II,III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (28 de setembro a 02 de outubro) destacam-se a organização do sistema municipal de meio ambiente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do Paraná. “O PNC é um espaço de diálogo para que os municípios organizem uma gestão ambiental sistêmica de acordo com a realizade socioambiental de sua bacia hidrográfica”, ressata coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.
O PNC é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) que visa propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Carlos Alberto Salvador, é importante chamar a sociedade para participar de diversos espaços de diálogo entre governo, terceiro setor e sistema privado. “São em espaços como conselhos de meio ambiente e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), por exemplo, que conseguimos gerar uma melhor participação da sociedade na construção das políticas públicas. A pauta meio ambiente é um assunto que deve estar em todos esses espaços de participação e o PNC Paraná proporcionando a abertura dessa disussão”, afirma Salvador.
Segundo o técnico do Departamento de Recursos Naturais e Biodiversidade da Emater, Luiz Marcos Feitosa dos Santos, a Emater como parceira do PNC Paraná tem um papel fundamental na integração das políticas de meio ambiente com as políticas da agricultura familiar. “ A gestão compartilhada só será efetiva quando conseguirmos integrar as políticas ambientais com as ações da agricultura, realidade que predomina a economia e o desenvolvimento do Estado, disse Feitosa.
Durante as atividades PNC serão demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.
ETAPA À DISTÂNCIA – A SEMA, em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada a Secretaria de Estado da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida um escola por município para a trsnmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da SEMA, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
A PRIMAVERA CHEGOU

A PRIMAVERA CHEGOU. E com ela algumas ações socioambientais no estado como semana da árvore abrindo novos espaços de participação como no município de Itambé, que realizou, através da regional da SEMA e Suderhsa de Maringá, juntamente com a participação da sociedade civil, a Semana da Primavera.
O objetivo da semana foi plantar contribuir para a recomposição da mata ciliar através do plantio de mais de 2.000 mil mudas de árvores de espécies nativas da região e soltura de mais de 5.000 peixes nativos da bacia do Rio Pirapó.
APROVEITE A PRIMAVERA PARA PARTICIPAR E FAZER FLORESCER A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM SEU MUNICÍPIO!!!
Fonte: SEMA Maringásexta-feira, 4 de setembro de 2009
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL / ETAPA ESTADUAL
Atendendo as deliberações dos Conselhos e das Conferências Nacionais de Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, o Presidente da República, por meio de Decreto datado de 14/05/09, convoca a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília -DF.
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.
Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.
Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.
VAMOS CUIDAR DA GENTE
O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".
O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.
Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão
Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:
SECRETARIAS ESTADUAIS
SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000
CONSELHOS
CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br
Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa
fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.
Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.
Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.
VAMOS CUIDAR DA GENTE
O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".
O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.
Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão
Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:
SECRETARIAS ESTADUAIS
SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000
CONSELHOS
CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br
Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa
fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
PNC PARANÁ É APRESENTADO EM CONGRESSO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (12), em São Paulo, ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente do Paraná no.Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
O objetivo do Congresso é traçar um panorama de como os estados vêm estruturando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). No Paraná, o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC-PR) tem sido a principal ferramenta para organizar e fortalecer as políticas públicas de meio ambiental nos municípios.
“Com as ações do PNC-PR estamos tendo a oportunidade de visualizar as principais demandas locais e potenciais ambientais para estruturar um sistema de meio ambiente integrado”, ressaltou o secretário.
O encontro, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), busca congregar e dar unidade à ação dos estados na política nacional de meio ambiente, identificando os pontos prioritários que comporão a agenda da entidade e sua estratégia de interlocução com o Governo Federal.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve participar do encerramento do encontro, nesta sexta-feira (14), às 16h, quando será divulgada a Carta da Abema e lançado o Prêmio Abema.
Para mais informações: http://www.congressoabema.com.br/
O objetivo do Congresso é traçar um panorama de como os estados vêm estruturando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). No Paraná, o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC-PR) tem sido a principal ferramenta para organizar e fortalecer as políticas públicas de meio ambiental nos municípios.
“Com as ações do PNC-PR estamos tendo a oportunidade de visualizar as principais demandas locais e potenciais ambientais para estruturar um sistema de meio ambiente integrado”, ressaltou o secretário.
O encontro, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), busca congregar e dar unidade à ação dos estados na política nacional de meio ambiente, identificando os pontos prioritários que comporão a agenda da entidade e sua estratégia de interlocução com o Governo Federal.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve participar do encerramento do encontro, nesta sexta-feira (14), às 16h, quando será divulgada a Carta da Abema e lançado o Prêmio Abema.
Para mais informações: http://www.congressoabema.com.br/
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Charge
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Assinar:
Postagens (Atom)
