sexta-feira, 31 de julho de 2009

MANIFESTO


João o Belo aprendiz. Sou corpo e alma que é luz para o espírito. Malabarista dos medos e incoerências, canto amor e canto@ dor da humanidade.

O infinito mora em mim e é força motriz do universo, sou todo e parte de galáxias perdidas em constelações de medo, amor , paixão, raiva, indignação, alegria e muita emoção.

Não sei muito bem o que fazer daquilo que sobrou do meu verdadeiro eu, talvez uma paródia de algum mantra perdido no inconsciente coletivo.

Ser o que nunca fui. Pode ser o caminho, mas pode ser a loucura lúcida perdida em mim mesmo.

Felicidade passa...

E só então descubro que o tempo é o agora, respirando e transpirando emoção. Sentindo cada segundo como se único fosse, nas profundezas das minhas entranhas.

Ser e estar, como se tudo... fosse isto.

Na metamorfose dos sentidos euxauridos calo... ouço...acalmo a mente, pulsando em consonância...com o pulsar da vida no planeta.

Certo ou errado a paz me invade, acredito no novo, que pode ser construído agora, na soma de olhares, e descanço o coração liberto da ansiedade de chegar.

Vazio... cheio de nada... no espaço infinito da razão que cala. Talvez seja muito, mas ela mora no grão de areia da praia perdida.

Floresta encantada das mágicas da vida.



João Bello

poeta e ambientalista

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretário do Meio Ambiente discute gestão por bacias hidrográficas com 300 gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues participou nesta quinta-feira (30), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, do III Encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. O encontro, que começou na segunda-feira (27), conta com mais de 300 gestores vindos dos cerca de 80 municípios da bacia hidrográfica do Alto Ivaí, Alto Tibagi e Baixo Tibagi.

O secretário ressaltou a importância da definição de estratégias para gestão por bacias hidrográficas com base na Política Estadual de Meio Ambiente. “Precisamos fazer uma gestão ambiental com foco na água. E por isso, a gestão por bacias hidrográficas tem sido uma estratégia para recuperarmos os recursos naturais com a participação da sociedade”.

A ação faz parte da terceira etapa de treinamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná (PNC-PR), que busca formar 1,6 mil gestores ambientais até o final do ano.

Entre os principais objetivos da capacitação é formar gestores para construir sistemas municipais de meio ambiente, a partir de uma gestão ambiental integrada, com base na metodologia de Paulo Freire.

“Temos que aliar conhecimento e sensibilidade para que possamos desempenhar o papel de gestores com ética e cuidado”, expressou a diretora de meio ambiente e cidadania empresarial da Copel, Marlene Zanin.
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares.

Para Margarete dos Santos, do Movimento das mulheres de Uraí, o convívio com pessoas de outros municípios durante o encontro é primordial para mudar a realidade ambiental dos municípios. “Precisamos proporcionar essa integração e mobilizar a comunidade para cuidar do meio em que vivemos”, afirmou a gestora, que também representou no evento os movimentos populares.

Fonte: Comunicação PNC-PR

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ITCG PROMOVE ENCONTRO DE TERRA E CIDADANIA


O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG) promove de 28 a 30 de julho, na PUC-PR, o III Encontro Terra e Cidadania. O objetivo é oferecer um espaço para discussões e reflexões que tratem a terra como abrigo e moradia para o desenvolvimento e a reprodução de modos de fazer, viver e criar de comunidades não inseridas no mercado (em alguns casos, sequer inseridas na economia de mercado).

Não restringindo o tratamento da terra a um mero bem jurídico dotado de valor econômico e útil enquanto meio de produção, o Encontro concentra o foco do debate na relação que as comunidades tradicionais, indígenas e pequenos agricultores rurais estabelecem com a terra, a flora e a fauna, assim como no êxodo rural decorrente da negação do acesso a terra e as consequências nocivas ao processo de ocupação territorial urbana, dentre as quais figura a favelização destes povos e a habitação em condições muito precárias.

Também será objeto de debate a avaliação das políticas públicas que se prestam à reforma agrária, à garantia de moradia digna e à defesa da sociodiversidade e da biodiversidade. O evento conta com a participação de lideranças de movimentos sociais, indígenas e de comunidades tradicionais, bem como membros da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, órgãos públicos federais e estaduais, além de autoridades e especialistas.

Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG)

REBEA realiza VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

A Rede Brasileira de Educação ambiental promove nesta semana, entre os dias 22 e 25 de julho, no Rio de Janeiro, o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A educação ambiental como instrumento de gestão ambiental vem sendo discutida por mais de 40 redes de educação ambiental no Brasil. Confira abaixo o texto de apresentação do VI Forum e acompanhe o evento através do site: http://forumearebea.org/

O evento acontecerá no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ. O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 4 mil participantes inscritos.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.
Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da REBEA e redes e coletivos parceiros, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações inovadoras, como o VI Fórum Virtual, espaço onde se organizarão Fóruns de Discussão, o Espaço Ecumênico e o Espaço Semente com atividades educativas para crianças.
Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.
Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente estarão organizando atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estarão presentes.
Estarão presentes ao VI Fórum a mãe e a filha de Chico Mendes: Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes, que farão uma exposição no Espaço Chico Mendes, no dia 23. A Xamã Anna Xara fará dinâmicas de grupo ao ar livre nos dias 23, 24 e 25, culminando com uma ciranda no dia 25, início do ano no calendário maia. O evento também contará com a presença de Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informações da ONU.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.

O endereço do site é http://forumearebea.org/ e as inscrições podem ser feitas através do http://www.rebeainscricoes.org/.
O evento tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e da Educação, da UFRJ, UERJ, CFBio, BNDES, Itaipu Binacional, entre outros.
A Secretaria Executiva do evento está sob a responsabilidade do Instituto Baía de Guanabara (IBG) e maiores informações podem ser conseguidas através do site ou do email viforum@baiadeguanabara.org.br.

Fonte: Comissão organizadora REBEA

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carta ao Inquilino - Planeta Terra - S.O.S Humanidade

S.O.S Humanidade

S. de socorro é o que a Terra nos diz.
O. organizar a casa é mais do que urgente.
S. ser e estar vivo depende de nós, humanos.


Mudar nossa história no planeta não tem sido uma tarefa fácil. Fomos feitos para enfrentar mudanças e a Terra precisa de nós.

Durante o encontro do PNC Paraná, jovens, adultos, senhores e senhoras dialogaram, refletiram, debateram e expressaram seus anseios em relação ao “COMO” fazer parte da história da mudança social e ambiental de seu município, de seu estado, do país e do mundo.

Existem alguns instrumentos que vem nos ajudando a criar um sistema de gestão ambiental para organizarmos “nossa casa” em todas suas esferas. Para começar a falar de gestão ambiental neste blog, além de solicitar a participação de vocês na construção dessa história, sugiro que assitam este vídeo que trata de um pedido sábio da Terra.

Se a humanidade se organizou e escreveu, em 1992, a "Carta da Terra" com um sonho de mudança, é porque nós com certeza podemos fazer a transformação dessa história.

Confira o vídeo e os links abaixo e voltamos ao nosso diálogo coletivo. Você pode usar o espaço dos comentários para enviar dúvidas, experiências e sugestões.


http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=908
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33


Assessoria de Comunicação PNC-PR