sexta-feira, 26 de março de 2010

PNC Paraná lança site para gestores municipais de meio ambiente

O site do programa será apresentado no 3° encontro de Dirigentes e gestores municipais sobre políticas públicas de meio ambiente

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC Paraná), lança neste final de semana, no 3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu, o site para gestores municipais de meio ambiente. O objetivo da página na internet é promover um trabalho de comunicação em rede gerando interação com os gestores públicos que vem participando das etapas de capacitação do PNC.
No site estarão disponíveis informações como instrumentos de gestão ambiental, como formar um plano e um sistema municipal de meio ambiente, além dos vídeos produzidos para a etapa à distancia e depoimentos do que os municípios vem fazendo para fortalecer a gestão pública de meio ambiente.
Rede de Comunicação
Além do site, o PNC-PR vem estudando uma forma de capacitar os gestores com base numa rede virtual que funcione e seja efetiva no gerenciamento das informações e dados dos municípios na área socioambiental.
De acordo com a coordenadora do PNC Paraná, Débora Albuquerque, trabalhar a comunicação no processo das capacitações do programa é extremamente necessário. “Os municípios precisam buscar não só autonomia técnica na gestão pública do meio ambiente, mas também divulgar suas ações para que o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) se fortaleça,” ressalta.
A partir do amadurecimento dos municípios no trabalho em rede, os gestores poderão também contribuir com o Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sisnima), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente.

PNC Paraná: www.pnc.meioambiente.pr.gov.br
Acesse também o blog participativo: www.pncparana.blogspot.com
Sinima: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=58

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Governo do Paraná promove 3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), promove, entre os dias 28 e 30 de março, em Foz do Iguaçu, o 3 Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais Sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente no Paraná.

O objetivo do encontro é apresentar e encaminhar as principais propostas de políticas públicas discutidas pelos gestores municipais durante a etapa de formação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC-PR). O PNC Paraná mobilizou em 2009 mais de mais de 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada, em 2009 .

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a participação dos gestores municipais de todas as unidades hidrográficas é fundamental, tendo em vista que o PNC tem sido um instrumento de grande relevância para o fortalecimento da ação administrativa na área socioambiental. Ampliar o diálogo com os gestores possibilita a implementação das políticas públicas municipais, com a otimização de recursos financeiros, materiais e profissionais especializados em gestão ambiental, ressalta o secretário.

O encontro abre com a palestra Desenvolvimento com sustentabilidade , além das palestras das principais instituições envolvidas com a gestão ambiental no Estado. Os gestores e dirigentes de meio ambiente participarão também de mesas redondas pautando assuntos como legislação ambiental, conselhos municipais de meio ambiente, fundos municipais e financiamento de projetos na área socioambiental, entre outros.


OBJETIVOS

Proporcionar maior integração entre os entes federados : União, Estado e municípios.

- Consolidar o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) nos municípios do Estado, com a construção dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente(SISMUMA).

- Estimular a criação de órgãos municipais de meio ambiente.

- Estimular o planejamento, e a execução das políticas públicas de meio ambiente tendo com foco as Unidades Hidrográficas.

- Instrumentalizar gestores municipais para a elaboração de projetos e captação de recursos.

- Identificar fontes e mecanismos de financiamento para atender as demandas locais.

- Fortalecer a necessidade da inserção da demanda ambiental nos Planos Plurianuais.

- Possibilitar condições para adequação dos municípios ao estabelecido pela regulamentação do artº 23 da CF

- Incentivar a integração dos municípios para a elaboração e a execução das políticas públicas de meio ambiente nas Unidades Hidrográficas.

Público-alvo:

Gestores e Dirigentes ambientais responsáveis pela execução da Política de Meio Ambiente do Município. (01 vaga por município será custeada pela coordenação)

Data:

28 a 30 de março de 2010.

Local do Auditório:

Hotel Rafain - Av Olimpio Rafagnin 2357 - Foz do Iguaçu

Inscrições:

http://www.celebraeventos.com.br

Para mais informações, entre em contato com os escritórios regionais da SEMA ou na Coordenação Estadual do PNC PR - SEMA - pelos telefones: (41) 3304 7808 Leila e ou (41) 3304 7825 Fátima

Governo prioriza capacitação de agentes e participação popular na política ambiental

Capacitar os gestores públicos ambientais e fomentar a participação popular na criação de políticas públicas para a área são duas das maiores prioridades do Governo do Paraná para a preservação da biodiversidade. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou 42 etapas regionais que antecederam as três grandes Conferências Estaduais de Meio Ambiente, em 2003, 2005 e 2007. Elas reuniram 30 mil pessoas.

“As três conferências estaduais de Meio Ambiente significam a consolidação de um dos processos mais amplos de participação e controle social sobre as políticas públicas de meio ambiente do Paraná”, argumentou o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. “Vale lembrar que, antes de 2003, nunca tivemos uma conferência sobre o tema. A partir dali, em menos de seis anos, tivemos três conferências nacionais.”

Apenas na última Conferência Eestadual, em 2007, foram aprovadas cerca de 600 propostas enviadas à reunião nacional. Todas foram incorporadas ao relatório final da 3.ª Conferência Nacional de Meio Ambiente — o que significa que 12% das propostas finais surgiu no Paraná.

Na 3.ª Conferência Estadual, 230 propostas indicavam caminhos para a elaboração da Política Estadual de Meio Ambiente e o Plano Estadual de Mudanças Climáticas. “Colocamos todas elas num site, para que a sociedade possa acompanhar a execução das propostas”, disse a coordenadora da Conferência, Débora Albuquerque.

O Governo do Paraná também trabalha para capacitar gestores públicos em meio ambiente, bem como para promover a gestão compartilhada e estimular a criação de órgãos municipais específicos para tratar do meio ambiente. Dois mil gestores ambientais participaram de cursos e atividades de capacitação realizadas nos últimos sete anos nos 399 municípios do Paraná.

“Muitos municípios paranaenses não possuíam uma secretaria ou setor para cuidar das questões ambientais. Por isso, não participavam de programas estaduais”, explicou Rodrigues. “É preciso que exista um trabalho conjunto entre municípios e órgãos ambientais para fiscalizar e educar a sociedade no cumprimento ao Código Florestal.”

A capacitação faz parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais (PNC), que integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

As atividades incluíram quatro etapas presenciais em Faxinal do Céu. Elas abordaram temas ligados às políticas nacionais e estaduais de Meio Ambiente. A segunda fase foi realizada à distância, pela da TV Paulo Freire, com sinal para todos os municípios do Estado.

“A capacitação dos agentes é resultado de um trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipais para aperfeiçoar a gestão ambiental nas cidades”, falou Débora.

Fonte: ACS-SEMA (Agência de Notícias do Estado - 11/01/2010)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MMA abre seleção pública em gestão ambiental urbana

Serão selecionados casos em que os municípios encontraram soluções ou
meios de aplicar as normas ambientais, em consonância com a legislação
urbanística local, em ações de planejamento e gestão para o
desenvolvimento urbano sustentável e para a melhoria da qualidade de
vida na cidade.
Mais informações: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=50615

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Confira o vídeo do I Fórum de Educação Ambiental de Carambeí

Município de Itambém na etapa à distância do PNC

Após assistirem aos programas NÓS DA EDUCAÇÃO - Especial Meio Ambiente, exibido na TV Paulo Freire, os gestores ambientais do município de Itambé fizeram uma ruenião para discutir a implementação dos instrumentos de gestão ambiental no município.

E você, já conversou com os gestores de seu município? Articule-se, chame o prefeito, os representantes de associações, vamos colocar os pingos nos "iis" e construir um município sustentável? Pense nisso, sonhe com essa mudança, viva essa transformação!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PARTICIPAÇÃO NOS MUNICÍPIOS







Confira as fotos da tranmissão da etapa à distância. Foto 1: Município de Colombo, Foto 2: Guarapuava e Foto 2: Barbosa Ferraz



NOTA AOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE



Olá gestores e participantes do PNC Paraná,



Nesta última terça-feira (20/10), aconteceu a primeira exibição do Programa Nós da Educação - Especial Meio Ambiente, dedicado aos gestores públicos municipais de meio ambiente. A ação faz parte da formação à distância do PNC PR em parceria com a TV Paulo Freire.

A TV Paulo Freire disponibilizou a exibição dos programas apenas às 16h nas datas previstas (20 e 27/10; 04 e 10/11) , conforme acordado na parceria feita com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).
As escolas que disponibilizaram as salas no período da manhã (por volta das 10h), deverão baixar o programa pelo portal Dia -a - dia Educação (SEED), através do endereço : http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30 . A escola pode solicitar também uma cópia do vídeo para o Núcleo de Educação para que o vídeo chegue há tempo nas escolas que estiverem com problemas de transmissão via antena parabólica.
Cabe lembrar, que os gestores também podem baixar os programas pelo endereço acima. Em breve, o PNC Paraná irá disponibilizar os 4 programas especiais no portal do Meio Ambiente. Por enquanto, sua participação é muito importante nas escolas, na tentativa de aproximar a comunidade escolar e comunidade em geral para discutir o futuro de suas cidades no âmbito da gestão ambiental.



PRÓXIMOS PROGRAMAS


27/10
04/11
10/11

Articulem-se com a escola responsável pela transmissão e participem! Vocês também podem enviar mensagens através do Fórum de debate, pelo endereço: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - clicando em PNC - Fórum PNC.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PNC REALIZA ETAPA DE FORMAÇÃO À DISTANCIA EM TODOS OS MUNICÍPIOS

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com a TV Paulo Freire, exibe a partir de terça-feira (20), em todos os municípios do Paraná, o programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente.

A ação faz parte da etapa de educação à distância do Programa Nacional de Capacitação de Gestores ambientais municipais (PNC Paraná) que já formou 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.

A etapa de formação presencial, que aconteceu durante este ano no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi dividia por bacias hidrográficas, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente.
A transmissão dos programas acontece nos dias 20 e 27 de outubro, e 04 e 10 de novembro em um colégio estadual de cada município. O horário varia das 10h ou 16h, de acordo com a disponibilidade do colégio. (confia a escola e o horário nos escritórios regionais da SEMA e IAP).

Os principais conteúdos abordados nos programas referem-se a temas relacionados a instrumentos de gestão ambiental, tais como: recursos hídricos, mudanças climáticas, Agenda 21, energia, agroecologia, entre outros.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Além dos gestores municipais de meio ambiente, a comunidade pode assistir aos programas para levar informações sobre instrumentos de gestão ambiental a fim de fortalecer a comunidade nas discussões sobre seu município. Além de assistir aos programas, os gestores e comunidade em geral podem participar do Fórum de discussão do PNC, através do portal: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - e clicar em Fórum PNC.

CONFIRA AS DATAS DOS PROXIMOS PROGRAMAS

20/10
27/10
04/11
10/11

Local: procure a escola de seu município através dos escritórios regionais da SEMA
Horários: varia de acordo com a disponibilidade da escola. Articule-se e participe!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Governo encerra última etapa de capacitação de gestores ambientais


O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, encerrou nesta quinta-feira (01), em Faxinal do Céu - município de Pinhão, a última etapa do Programa Nacional de Capacitação dos gestores ambientais do Paraná, que reuniu representantes de bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I, II , III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.“A gestão ambiental por bacias hidrográficas tem sido o nosso foco. temos o desafio de unir povos pela causa ambiental e isso só conseguiremos através da coletividade.
O PNC Paraná destaca-se por oferecer esse espaço de participação para formarmos uma gestão compartilhada”, ressaltou o secretário. A ação faz parte do programa nacional de capacitação dos gestores ambientais municipais (PNC Paraná), que já envolveu 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.Os gestores participaram de 54 oficinas que trataram temas como elaboração de projetos, organização do sistema e planos municipais de meio ambiente, além de conteúdos passados em palestras, mesas-redondas e atividade socioculturais.
O PNC Paraná é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) e dá às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local. “Todas as bacias hidrográficas do Estado foram contempladas na etapa de formação presencial, e isso é um ponto positivo para que os municípios construam junto a gestão e a política ambiental do Paraná”, ressaltou a coordenadora do PNC, Débora Albuquerque.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL - De acordo com o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pontal do Paraná, Willian Carli, o PNC é muito importante para a situação atual de seu município. “Precisamos aproveitar o momento atual em que o governo do Paraná está mais aberto para a participação popular no âmbito da gestão ambiental”.
Segundo o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Elson Borges, além de subsidiar a gestão pública municipal, o PNC está incluindo os movimentos sociais para consolidação das políticas ambientais. “No exercício da democracia o mais importante não é concordar, mas debater. É debatendo que iremos chegar num consenso e na integração das ações entre governos e movimentos sociais,” reforça Elson.
METODOLOGIA – O PNC Paraná adotou desde sua implementação a concepção de aproximar a sociedade para discutir instrumentos de gestão ambiental através da metodologia de Paulo Freire. “O método freireano foi determinante como instrumento pedagógico para a formação dos gestores, pois todos puderam participar do diálogo que irá dar um novo rumo na política pública de meio ambiente”, disse Rafael Serathiuk, mediador de uma das oficinas do PNC.
Para Juceli Spaduto, do município de Ribeirão Claro, o encontro presencial foi um momento de unir os municípios e integrar os gestores que trabalham na mesma bacia hidrográfica. “Através do encontro conseguimos nos aproximar e perceber como os municípios visinhos estão trabalhando no meio ambiente”.
À DISTÂNCIA – A Secretaria do Meio Ambiente - em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada à Secretaria da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida uma escola por município para a transmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
As oficinas e palestras realizadas durante os encontros presenciais contam com o apoio de mais de 80 profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado como Copel, Sanepar, Secretarias da Educação, da Agricultura e do Abastecimento, e do Desenvolvimento Urbano, Emater, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama e Ministério Público.


Fonte: ACS - SEMA

terça-feira, 29 de setembro de 2009

PNC PARANÁ REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL EM FAXINAL DO CÉU

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) promove a partir desta segunda-feira (28), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, a última etapa presencial encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.

Neste encontro serão capacitados cerca de 500 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I,II,III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (28 de setembro a 02 de outubro) destacam-se a organização do sistema municipal de meio ambiente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do Paraná. “O PNC é um espaço de diálogo para que os municípios organizem uma gestão ambiental sistêmica de acordo com a realizade socioambiental de sua bacia hidrográfica”, ressata coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.

O PNC é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) que visa propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Carlos Alberto Salvador, é importante chamar a sociedade para participar de diversos espaços de diálogo entre governo, terceiro setor e sistema privado. “São em espaços como conselhos de meio ambiente e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), por exemplo, que conseguimos gerar uma melhor participação da sociedade na construção das políticas públicas. A pauta meio ambiente é um assunto que deve estar em todos esses espaços de participação e o PNC Paraná proporcionando a abertura dessa disussão”, afirma Salvador.

Segundo o técnico do Departamento de Recursos Naturais e Biodiversidade da Emater, Luiz Marcos Feitosa dos Santos, a Emater como parceira do PNC Paraná tem um papel fundamental na integração das políticas de meio ambiente com as políticas da agricultura familiar. “ A gestão compartilhada só será efetiva quando conseguirmos integrar as políticas ambientais com as ações da agricultura, realidade que predomina a economia e o desenvolvimento do Estado, disse Feitosa.

Durante as atividades PNC serão demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.

PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.

ETAPA À DISTÂNCIA – A SEMA, em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada a Secretaria de Estado da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida um escola por município para a trsnmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da SEMA, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.

A PRIMAVERA CHEGOU









A PRIMAVERA CHEGOU. E com ela algumas ações socioambientais no estado como semana da árvore abrindo novos espaços de participação como no município de Itambé, que realizou, através da regional da SEMA e Suderhsa de Maringá, juntamente com a participação da sociedade civil, a Semana da Primavera.

O objetivo da semana foi plantar contribuir para a recomposição da mata ciliar através do plantio de mais de 2.000 mil mudas de árvores de espécies nativas da região e soltura de mais de 5.000 peixes nativos da bacia do Rio Pirapó.

APROVEITE A PRIMAVERA PARA PARTICIPAR E FAZER FLORESCER A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM SEU MUNICÍPIO!!!

Fonte: SEMA Maringá

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL / ETAPA ESTADUAL

Atendendo as deliberações dos Conselhos e das Conferências Nacionais de Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, o Presidente da República, por meio de Decreto datado de 14/05/09, convoca a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília -DF.
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.

Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.

Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.

VAMOS CUIDAR DA GENTE

O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".

O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.

PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.

Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão

Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:


SECRETARIAS ESTADUAIS

SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000

CONSELHOS

CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br

Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa

fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PNC PARANÁ É APRESENTADO EM CONGRESSO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (12), em São Paulo, ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente do Paraná no.Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

O objetivo do Congresso é traçar um panorama de como os estados vêm estruturando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). No Paraná, o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC-PR) tem sido a principal ferramenta para organizar e fortalecer as políticas públicas de meio ambiental nos municípios.

“Com as ações do PNC-PR estamos tendo a oportunidade de visualizar as principais demandas locais e potenciais ambientais para estruturar um sistema de meio ambiente integrado”, ressaltou o secretário.

O encontro, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), busca congregar e dar unidade à ação dos estados na política nacional de meio ambiente, identificando os pontos prioritários que comporão a agenda da entidade e sua estratégia de interlocução com o Governo Federal.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve participar do encerramento do encontro, nesta sexta-feira (14), às 16h, quando será divulgada a Carta da Abema e lançado o Prêmio Abema.

Para mais informações: http://www.congressoabema.com.br/

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Charge



Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.


"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

sexta-feira, 31 de julho de 2009

MANIFESTO


João o Belo aprendiz. Sou corpo e alma que é luz para o espírito. Malabarista dos medos e incoerências, canto amor e canto@ dor da humanidade.

O infinito mora em mim e é força motriz do universo, sou todo e parte de galáxias perdidas em constelações de medo, amor , paixão, raiva, indignação, alegria e muita emoção.

Não sei muito bem o que fazer daquilo que sobrou do meu verdadeiro eu, talvez uma paródia de algum mantra perdido no inconsciente coletivo.

Ser o que nunca fui. Pode ser o caminho, mas pode ser a loucura lúcida perdida em mim mesmo.

Felicidade passa...

E só então descubro que o tempo é o agora, respirando e transpirando emoção. Sentindo cada segundo como se único fosse, nas profundezas das minhas entranhas.

Ser e estar, como se tudo... fosse isto.

Na metamorfose dos sentidos euxauridos calo... ouço...acalmo a mente, pulsando em consonância...com o pulsar da vida no planeta.

Certo ou errado a paz me invade, acredito no novo, que pode ser construído agora, na soma de olhares, e descanço o coração liberto da ansiedade de chegar.

Vazio... cheio de nada... no espaço infinito da razão que cala. Talvez seja muito, mas ela mora no grão de areia da praia perdida.

Floresta encantada das mágicas da vida.



João Bello

poeta e ambientalista

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretário do Meio Ambiente discute gestão por bacias hidrográficas com 300 gestores ambientais

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues participou nesta quinta-feira (30), no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, município de Pinhão, do III Encontro do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. O encontro, que começou na segunda-feira (27), conta com mais de 300 gestores vindos dos cerca de 80 municípios da bacia hidrográfica do Alto Ivaí, Alto Tibagi e Baixo Tibagi.

O secretário ressaltou a importância da definição de estratégias para gestão por bacias hidrográficas com base na Política Estadual de Meio Ambiente. “Precisamos fazer uma gestão ambiental com foco na água. E por isso, a gestão por bacias hidrográficas tem sido uma estratégia para recuperarmos os recursos naturais com a participação da sociedade”.

A ação faz parte da terceira etapa de treinamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná (PNC-PR), que busca formar 1,6 mil gestores ambientais até o final do ano.

Entre os principais objetivos da capacitação é formar gestores para construir sistemas municipais de meio ambiente, a partir de uma gestão ambiental integrada, com base na metodologia de Paulo Freire.

“Temos que aliar conhecimento e sensibilidade para que possamos desempenhar o papel de gestores com ética e cuidado”, expressou a diretora de meio ambiente e cidadania empresarial da Copel, Marlene Zanin.
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares.

Para Margarete dos Santos, do Movimento das mulheres de Uraí, o convívio com pessoas de outros municípios durante o encontro é primordial para mudar a realidade ambiental dos municípios. “Precisamos proporcionar essa integração e mobilizar a comunidade para cuidar do meio em que vivemos”, afirmou a gestora, que também representou no evento os movimentos populares.

Fonte: Comunicação PNC-PR

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ITCG PROMOVE ENCONTRO DE TERRA E CIDADANIA


O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG) promove de 28 a 30 de julho, na PUC-PR, o III Encontro Terra e Cidadania. O objetivo é oferecer um espaço para discussões e reflexões que tratem a terra como abrigo e moradia para o desenvolvimento e a reprodução de modos de fazer, viver e criar de comunidades não inseridas no mercado (em alguns casos, sequer inseridas na economia de mercado).

Não restringindo o tratamento da terra a um mero bem jurídico dotado de valor econômico e útil enquanto meio de produção, o Encontro concentra o foco do debate na relação que as comunidades tradicionais, indígenas e pequenos agricultores rurais estabelecem com a terra, a flora e a fauna, assim como no êxodo rural decorrente da negação do acesso a terra e as consequências nocivas ao processo de ocupação territorial urbana, dentre as quais figura a favelização destes povos e a habitação em condições muito precárias.

Também será objeto de debate a avaliação das políticas públicas que se prestam à reforma agrária, à garantia de moradia digna e à defesa da sociodiversidade e da biodiversidade. O evento conta com a participação de lideranças de movimentos sociais, indígenas e de comunidades tradicionais, bem como membros da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, órgãos públicos federais e estaduais, além de autoridades e especialistas.

Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG)

REBEA realiza VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

A Rede Brasileira de Educação ambiental promove nesta semana, entre os dias 22 e 25 de julho, no Rio de Janeiro, o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A educação ambiental como instrumento de gestão ambiental vem sendo discutida por mais de 40 redes de educação ambiental no Brasil. Confira abaixo o texto de apresentação do VI Forum e acompanhe o evento através do site: http://forumearebea.org/

O evento acontecerá no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ. O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 4 mil participantes inscritos.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.
Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da REBEA e redes e coletivos parceiros, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações inovadoras, como o VI Fórum Virtual, espaço onde se organizarão Fóruns de Discussão, o Espaço Ecumênico e o Espaço Semente com atividades educativas para crianças.
Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.
Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente estarão organizando atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estarão presentes.
Estarão presentes ao VI Fórum a mãe e a filha de Chico Mendes: Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes, que farão uma exposição no Espaço Chico Mendes, no dia 23. A Xamã Anna Xara fará dinâmicas de grupo ao ar livre nos dias 23, 24 e 25, culminando com uma ciranda no dia 25, início do ano no calendário maia. O evento também contará com a presença de Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informações da ONU.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.

O endereço do site é http://forumearebea.org/ e as inscrições podem ser feitas através do http://www.rebeainscricoes.org/.
O evento tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e da Educação, da UFRJ, UERJ, CFBio, BNDES, Itaipu Binacional, entre outros.
A Secretaria Executiva do evento está sob a responsabilidade do Instituto Baía de Guanabara (IBG) e maiores informações podem ser conseguidas através do site ou do email viforum@baiadeguanabara.org.br.

Fonte: Comissão organizadora REBEA

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carta ao Inquilino - Planeta Terra - S.O.S Humanidade

S.O.S Humanidade

S. de socorro é o que a Terra nos diz.
O. organizar a casa é mais do que urgente.
S. ser e estar vivo depende de nós, humanos.


Mudar nossa história no planeta não tem sido uma tarefa fácil. Fomos feitos para enfrentar mudanças e a Terra precisa de nós.

Durante o encontro do PNC Paraná, jovens, adultos, senhores e senhoras dialogaram, refletiram, debateram e expressaram seus anseios em relação ao “COMO” fazer parte da história da mudança social e ambiental de seu município, de seu estado, do país e do mundo.

Existem alguns instrumentos que vem nos ajudando a criar um sistema de gestão ambiental para organizarmos “nossa casa” em todas suas esferas. Para começar a falar de gestão ambiental neste blog, além de solicitar a participação de vocês na construção dessa história, sugiro que assitam este vídeo que trata de um pedido sábio da Terra.

Se a humanidade se organizou e escreveu, em 1992, a "Carta da Terra" com um sonho de mudança, é porque nós com certeza podemos fazer a transformação dessa história.

Confira o vídeo e os links abaixo e voltamos ao nosso diálogo coletivo. Você pode usar o espaço dos comentários para enviar dúvidas, experiências e sugestões.


http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=908
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33


Assessoria de Comunicação PNC-PR