sexta-feira, 26 de março de 2010
PNC Paraná lança site para gestores municipais de meio ambiente
O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC Paraná), lança neste final de semana, no 3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu, o site para gestores municipais de meio ambiente. O objetivo da página na internet é promover um trabalho de comunicação em rede gerando interação com os gestores públicos que vem participando das etapas de capacitação do PNC.
No site estarão disponíveis informações como instrumentos de gestão ambiental, como formar um plano e um sistema municipal de meio ambiente, além dos vídeos produzidos para a etapa à distancia e depoimentos do que os municípios vem fazendo para fortalecer a gestão pública de meio ambiente.
Rede de Comunicação
Além do site, o PNC-PR vem estudando uma forma de capacitar os gestores com base numa rede virtual que funcione e seja efetiva no gerenciamento das informações e dados dos municípios na área socioambiental.
De acordo com a coordenadora do PNC Paraná, Débora Albuquerque, trabalhar a comunicação no processo das capacitações do programa é extremamente necessário. “Os municípios precisam buscar não só autonomia técnica na gestão pública do meio ambiente, mas também divulgar suas ações para que o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) se fortaleça,” ressalta.
A partir do amadurecimento dos municípios no trabalho em rede, os gestores poderão também contribuir com o Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sisnima), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente.
PNC Paraná: www.pnc.meioambiente.pr.gov.br
Acesse também o blog participativo: www.pncparana.blogspot.com
Sinima: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=58
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Governo do Paraná promove 3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente
O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), promove, entre os dias 28 e 30 de março, em Foz do Iguaçu, o 3 Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais Sobre Políticas Públicas de Meio Ambiente no Paraná.
O objetivo do encontro é apresentar e encaminhar as principais propostas de políticas públicas discutidas pelos gestores municipais durante a etapa de formação do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais (PNC-PR). O PNC Paraná mobilizou em 2009 mais de mais de 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada, em 2009 .
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a participação dos gestores municipais de todas as unidades hidrográficas é fundamental, tendo em vista que o PNC tem sido um instrumento de grande relevância para o fortalecimento da ação administrativa na área socioambiental. Ampliar o diálogo com os gestores possibilita a implementação das políticas públicas municipais, com a otimização de recursos financeiros, materiais e profissionais especializados em gestão ambiental, ressalta o secretário.
O encontro abre com a palestra Desenvolvimento com sustentabilidade , além das palestras das principais instituições envolvidas com a gestão ambiental no Estado. Os gestores e dirigentes de meio ambiente participarão também de mesas redondas pautando assuntos como legislação ambiental, conselhos municipais de meio ambiente, fundos municipais e financiamento de projetos na área socioambiental, entre outros.
OBJETIVOS
Proporcionar maior integração entre os entes federados : União, Estado e municípios.
- Consolidar o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) nos municípios do Estado, com a construção dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente(SISMUMA).
- Estimular a criação de órgãos municipais de meio ambiente.
- Estimular o planejamento, e a execução das políticas públicas de meio ambiente tendo com foco as Unidades Hidrográficas.
- Instrumentalizar gestores municipais para a elaboração de projetos e captação de recursos.
- Identificar fontes e mecanismos de financiamento para atender as demandas locais.
- Fortalecer a necessidade da inserção da demanda ambiental nos Planos Plurianuais.
- Possibilitar condições para adequação dos municípios ao estabelecido pela regulamentação do artº 23 da CF
- Incentivar a integração dos municípios para a elaboração e a execução das políticas públicas de meio ambiente nas Unidades Hidrográficas.
Público-alvo:
Gestores e Dirigentes ambientais responsáveis pela execução da Política de Meio Ambiente do Município. (01 vaga por município será custeada pela coordenação)
Data:
28 a 30 de março de 2010.
Local do Auditório:
Hotel Rafain - Av Olimpio Rafagnin 2357 - Foz do Iguaçu
Inscrições:
http://www.celebraeventos.com.
Governo prioriza capacitação de agentes e participação popular na política ambiental
“As três conferências estaduais de Meio Ambiente significam a consolidação de um dos processos mais amplos de participação e controle social sobre as políticas públicas de meio ambiente do Paraná”, argumentou o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues. “Vale lembrar que, antes de 2003, nunca tivemos uma conferência sobre o tema. A partir dali, em menos de seis anos, tivemos três conferências nacionais.”
Apenas na última Conferência Eestadual, em 2007, foram aprovadas cerca de 600 propostas enviadas à reunião nacional. Todas foram incorporadas ao relatório final da 3.ª Conferência Nacional de Meio Ambiente — o que significa que 12% das propostas finais surgiu no Paraná.
Na 3.ª Conferência Estadual, 230 propostas indicavam caminhos para a elaboração da Política Estadual de Meio Ambiente e o Plano Estadual de Mudanças Climáticas. “Colocamos todas elas num site, para que a sociedade possa acompanhar a execução das propostas”, disse a coordenadora da Conferência, Débora Albuquerque.
O Governo do Paraná também trabalha para capacitar gestores públicos em meio ambiente, bem como para promover a gestão compartilhada e estimular a criação de órgãos municipais específicos para tratar do meio ambiente. Dois mil gestores ambientais participaram de cursos e atividades de capacitação realizadas nos últimos sete anos nos 399 municípios do Paraná.
“Muitos municípios paranaenses não possuíam uma secretaria ou setor para cuidar das questões ambientais. Por isso, não participavam de programas estaduais”, explicou Rodrigues. “É preciso que exista um trabalho conjunto entre municípios e órgãos ambientais para fiscalizar e educar a sociedade no cumprimento ao Código Florestal.”
A capacitação faz parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais (PNC), que integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
As atividades incluíram quatro etapas presenciais em Faxinal do Céu. Elas abordaram temas ligados às políticas nacionais e estaduais de Meio Ambiente. A segunda fase foi realizada à distância, pela da TV Paulo Freire, com sinal para todos os municípios do Estado.
“A capacitação dos agentes é resultado de um trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipais para aperfeiçoar a gestão ambiental nas cidades”, falou Débora.
Fonte: ACS-SEMA (Agência de Notícias do Estado - 11/01/2010)
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
MMA abre seleção pública em gestão ambiental urbana
meios de aplicar as normas ambientais, em consonância com a legislação
urbanística local, em ações de planejamento e gestão para o
desenvolvimento urbano sustentável e para a melhoria da qualidade de
vida na cidade.
Mais informações: http://noticias.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Município de Itambém na etapa à distância do PNC
E você, já conversou com os gestores de seu município? Articule-se, chame o prefeito, os representantes de associações, vamos colocar os pingos nos "iis" e construir um município sustentável? Pense nisso, sonhe com essa mudança, viva essa transformação!!!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
NOTA AOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
PNC REALIZA ETAPA DE FORMAÇÃO À DISTANCIA EM TODOS OS MUNICÍPIOS
A ação faz parte da etapa de educação à distância do Programa Nacional de Capacitação de Gestores ambientais municipais (PNC Paraná) que já formou 1,3 mil representantes de prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, câmaras municipais e da sociedade civil organizada.
A etapa de formação presencial, que aconteceu durante este ano no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão, foi dividia por bacias hidrográficas, de acordo com a Política Estadual de Meio Ambiente.
A transmissão dos programas acontece nos dias 20 e 27 de outubro, e 04 e 10 de novembro em um colégio estadual de cada município. O horário varia das 10h ou 16h, de acordo com a disponibilidade do colégio. (confia a escola e o horário nos escritórios regionais da SEMA e IAP).
Os principais conteúdos abordados nos programas referem-se a temas relacionados a instrumentos de gestão ambiental, tais como: recursos hídricos, mudanças climáticas, Agenda 21, energia, agroecologia, entre outros.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
Além dos gestores municipais de meio ambiente, a comunidade pode assistir aos programas para levar informações sobre instrumentos de gestão ambiental a fim de fortalecer a comunidade nas discussões sobre seu município. Além de assistir aos programas, os gestores e comunidade em geral podem participar do Fórum de discussão do PNC, através do portal: http://www.meioambiente.pr.gov.br/ - e clicar em Fórum PNC.
CONFIRA AS DATAS DOS PROXIMOS PROGRAMAS
20/10
27/10
04/11
10/11
Local: procure a escola de seu município através dos escritórios regionais da SEMA
Horários: varia de acordo com a disponibilidade da escola. Articule-se e participe!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Governo encerra última etapa de capacitação de gestores ambientais

terça-feira, 29 de setembro de 2009
PNC PARANÁ REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL EM FAXINAL DO CÉU
Neste encontro serão capacitados cerca de 500 gestores que estão contemplados nos municípios de abrangência das bacias hidrográficas de Itararé, Cinzas, Paranapanema I,II,III e IV, Pirapó, Paraná e Litorânea.
Entre as diversas ações que serão discutidas em plenária durante os cinco dias de capacitação (28 de setembro a 02 de outubro) destacam-se a organização do sistema municipal de meio ambiente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais do Paraná. “O PNC é um espaço de diálogo para que os municípios organizem uma gestão ambiental sistêmica de acordo com a realizade socioambiental de sua bacia hidrográfica”, ressata coordenadora do PNC no Paraná, Débora Albuquerque.
O PNC é uma ferramenta para fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sinama) que visa propiciar às prefeituras autonomia sobre as questões ambientais de impacto local.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Carlos Alberto Salvador, é importante chamar a sociedade para participar de diversos espaços de diálogo entre governo, terceiro setor e sistema privado. “São em espaços como conselhos de meio ambiente e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), por exemplo, que conseguimos gerar uma melhor participação da sociedade na construção das políticas públicas. A pauta meio ambiente é um assunto que deve estar em todos esses espaços de participação e o PNC Paraná proporcionando a abertura dessa disussão”, afirma Salvador.
Segundo o técnico do Departamento de Recursos Naturais e Biodiversidade da Emater, Luiz Marcos Feitosa dos Santos, a Emater como parceira do PNC Paraná tem um papel fundamental na integração das políticas de meio ambiente com as políticas da agricultura familiar. “ A gestão compartilhada só será efetiva quando conseguirmos integrar as políticas ambientais com as ações da agricultura, realidade que predomina a economia e o desenvolvimento do Estado, disse Feitosa.
Durante as atividades PNC serão demonstrados aos gestores municipais os projetos ambientais desenvolvidos pelo Governo do Estado que podem ser implementados a nível municipal, além de propostas desenvolvidas de acordo com as necessidades e estrutura física e geográfica de cada região.
Além disso, os gestores participarão de debates sobre o cumprimento do código florestal, sustentabilidade ambiental e geração de renda, produção de mudas para reflorestamento, coleta seletiva de lixo, instalação de aterros sanitários consorciados, ações de educação ambiental nas escolas e propriedades rurais.
PARCEIROS – As oficinas e palestras realizadas durante o encontro contam com o apoio dos profissionais que atuam em diversas instituições do Governo do Estado (de acordo com suas atribuições) Entre eles estão: Copel, Sanepar, SEED, SEAB, SEDU, Emater, ITCG, IAP, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Ibama, Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente.
ETAPA À DISTÂNCIA – A SEMA, em parceria com a TV Paulo Freire (televisão vinculada a Secretaria de Estado da Educação), está produzindo o Programa Nós da Educação – Especial Meio Ambiente. Os programas irão ao ar a partir do dia 20 de outubro em todos os municípios do Paraná. Será escolhida um escola por município para a trsnmissão dos programas. Para mais informações, os gestores deverão entrar em contato com os escritórios regionais da SEMA, além de mobilizar a comunidade local para participar da etapa à distância do programa.
A PRIMAVERA CHEGOU

A PRIMAVERA CHEGOU. E com ela algumas ações socioambientais no estado como semana da árvore abrindo novos espaços de participação como no município de Itambé, que realizou, através da regional da SEMA e Suderhsa de Maringá, juntamente com a participação da sociedade civil, a Semana da Primavera.
O objetivo da semana foi plantar contribuir para a recomposição da mata ciliar através do plantio de mais de 2.000 mil mudas de árvores de espécies nativas da região e soltura de mais de 5.000 peixes nativos da bacia do Rio Pirapó.
APROVEITE A PRIMAVERA PARA PARTICIPAR E FAZER FLORESCER A PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM SEU MUNICÍPIO!!!
Fonte: SEMA Maringásexta-feira, 4 de setembro de 2009
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL / ETAPA ESTADUAL
Os problemas de saúde decorrentes da degradação e contaminação do Meio Ambiente são cada vez mais freqüentes e intensos e exigem a articulação, a realização de debates e a implementação de políticas e respostas integradas dos órgãos governamentais e da sociedade.
Desta forma, a Comissão Organizadora Estadual-COE está organizando a realização da Etapa Estadual para os dias 23 a 25 de outubro, em Curitiba-PR. A COE é composta por representantes de Instituições Públicas (SESA;SEMA/IAP/SUDERHSA; SEDU/PRCIDADE; SEAB/EMATER; SETI; SEED; SETP; SANEPAR; COPEL;COHAPAR; ALE/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde; IBAMA; Ministério Público Estadual)
e dos Conselhos Estaduais (Saúde; Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Cidades), atendendo às orientações e sugestões da Comissão Organizadora Nacional-CON.
Está previsto a realização de 09 Conferências Regionais (Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Londrina, Maringá e Umuarama), garantindo assim a discussão, a regionalização e a participação dos territórios representados pelos municípios.
VAMOS CUIDAR DA GENTE
O lema da 1ª CNSA é "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!" tendo como tema "A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis".
O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, privado e a sociedade em
geral para discutir e definir “as diretrizes para políticas públicas integradas no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e intrasetorial dos vários atores envolvidos com o tema”. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvam participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios.
Desta forma, as ações poderão compatibilizar os procedimentos da Vigilância em Saúde Ambiental desenvolvidos pelo SUS com aqueles praticados por outros setores, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e evitando a superposição de ações e conflitos entre as instituições. Com esta atuação espera-se fomentar a estruturação e o
fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, a construção de agendas intersetoriais integradas, o fomento à promoção de ambientes saudáveis, o estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em saúde ambiental e a construção de um Sistema de Informação Integrado em Saúde Ambiental.
PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Os municípios que desejarem realizar a sua etapa municipal poderão fazê-lo até o dia 27 de setembro seguindo as orientações e os critérios do Regimento Estadual para garantir a presença qualificada e representativa dos diversos setores da sociedade na definição de diretrizes para a política de saúde ambiental brasileira.
Diante da importância do tema, a COE necessita do apoio institucional para divulgação e para a convocação das entidades e comunidades envolvidas com a temática Saúde Ambiental para que participem da Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão
Organizadora Estadual da 1a.CNSA e falar com:
SECRETARIAS ESTADUAIS
SESA - Celso Rubio - 41.3330-4494, rubio@pr.gov.br
Alfredo Benatto – 41.3330-4472, benatto@sesa.pr.gov.br
José Luiz Nishihara Pinto – 41.3330-4468,
nishihara@sesa.pr.gov.br
SEMA - Emílio Trevisan - 41.3213-4721,emiliotrevisan@suderhsa.pr.gov.br ou
SEDU - Carlos Storer - 41.3350-3356,storer@paranacidade.org.br
SEAB – Ricardo Lorenzon - 41.3313-4000
CONSELHOS
CES - Rosana Gnipper – 41.3206-1939 ou 9676-4656
rosanagnipper@gmail.com
CEMA - Rosana Castella - 41.3304-7771, rosanabara@sema.pr.gov.br
CERH – Agenor Zarpelon - - 41.3330-7054,
agenorz@sanepar.com.br
CONCIDADES - Sérgio Ahrens - 41.3675 5600,
sahrens@cnpf.embrapa.br
IBAMA - Francisco de Marchi - 41.9685-9417,
franciscoibama@yahoo.com.br ou francisco.marchi@pucpr.br
Documentos adicionais poderão ser consultados no site oficial do Ministério da Saúde http://189.28.128.179:8080/cnsa
fonte: COE-Comissão Organizadora Estadual
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
PNC PARANÁ É APRESENTADO EM CONGRESSO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
O objetivo do Congresso é traçar um panorama de como os estados vêm estruturando o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). No Paraná, o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC-PR) tem sido a principal ferramenta para organizar e fortalecer as políticas públicas de meio ambiental nos municípios.
“Com as ações do PNC-PR estamos tendo a oportunidade de visualizar as principais demandas locais e potenciais ambientais para estruturar um sistema de meio ambiente integrado”, ressaltou o secretário.
O encontro, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), busca congregar e dar unidade à ação dos estados na política nacional de meio ambiente, identificando os pontos prioritários que comporão a agenda da entidade e sua estratégia de interlocução com o Governo Federal.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve participar do encerramento do encontro, nesta sexta-feira (14), às 16h, quando será divulgada a Carta da Abema e lançado o Prêmio Abema.
Para mais informações: http://www.congressoabema.com.br/
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Charge
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
sexta-feira, 31 de julho de 2009
MANIFESTO
O infinito mora em mim e é força motriz do universo, sou todo e parte de galáxias perdidas em constelações de medo, amor , paixão, raiva, indignação, alegria e muita emoção.
Não sei muito bem o que fazer daquilo que sobrou do meu verdadeiro eu, talvez uma paródia de algum mantra perdido no inconsciente coletivo.
Ser o que nunca fui. Pode ser o caminho, mas pode ser a loucura lúcida perdida em mim mesmo.
Felicidade passa...
E só então descubro que o tempo é o agora, respirando e transpirando emoção. Sentindo cada segundo como se único fosse, nas profundezas das minhas entranhas.
Ser e estar, como se tudo... fosse isto.
Na metamorfose dos sentidos euxauridos calo... ouço...acalmo a mente, pulsando em consonância...com o pulsar da vida no planeta.
Certo ou errado a paz me invade, acredito no novo, que pode ser construído agora, na soma de olhares, e descanço o coração liberto da ansiedade de chegar.
Vazio... cheio de nada... no espaço infinito da razão que cala. Talvez seja muito, mas ela mora no grão de areia da praia perdida.
Floresta encantada das mágicas da vida.
João Bello
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Secretário do Meio Ambiente discute gestão por bacias hidrográficas com 300 gestores ambientais
A ação faz parte da terceira etapa de treinamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais Municipais sobre políticas públicas de meio ambiente do Paraná (PNC-PR), que busca formar 1,6 mil gestores ambientais até o final do ano.
Entre os principais objetivos da capacitação é formar gestores para construir sistemas municipais de meio ambiente, a partir de uma gestão ambiental integrada, com base na metodologia de Paulo Freire.
“Temos que aliar conhecimento e sensibilidade para que possamos desempenhar o papel de gestores com ética e cuidado”, expressou a diretora de meio ambiente e cidadania empresarial da Copel, Marlene Zanin.
O PNC tem sido uma estratégia do Governo Estadual para sensibilizar e formar gestores públicos a buscar uma gestão ambiental integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais e movimentos populares.
Para Margarete dos Santos, do Movimento das mulheres de Uraí, o convívio com pessoas de outros municípios durante o encontro é primordial para mudar a realidade ambiental dos municípios. “Precisamos proporcionar essa integração e mobilizar a comunidade para cuidar do meio em que vivemos”, afirmou a gestora, que também representou no evento os movimentos populares.
Fonte: Comunicação PNC-PR
quarta-feira, 22 de julho de 2009
ITCG PROMOVE ENCONTRO DE TERRA E CIDADANIA
Não restringindo o tratamento da terra a um mero bem jurídico dotado de valor econômico e útil enquanto meio de produção, o Encontro concentra o foco do debate na relação que as comunidades tradicionais, indígenas e pequenos agricultores rurais estabelecem com a terra, a flora e a fauna, assim como no êxodo rural decorrente da negação do acesso a terra e as consequências nocivas ao processo de ocupação territorial urbana, dentre as quais figura a favelização destes povos e a habitação em condições muito precárias.
Também será objeto de debate a avaliação das políticas públicas que se prestam à reforma agrária, à garantia de moradia digna e à defesa da sociodiversidade e da biodiversidade. O evento conta com a participação de lideranças de movimentos sociais, indígenas e de comunidades tradicionais, bem como membros da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, órgãos públicos federais e estaduais, além de autoridades e especialistas.
Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Estado do Paraná (ITCG)
REBEA realiza VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
O evento acontecerá no campus da Praia Vermelha, da UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ. O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 4 mil participantes inscritos.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.
Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da REBEA e redes e coletivos parceiros, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações inovadoras, como o VI Fórum Virtual, espaço onde se organizarão Fóruns de Discussão, o Espaço Ecumênico e o Espaço Semente com atividades educativas para crianças.
Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.
Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente estarão organizando atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estarão presentes.
Estarão presentes ao VI Fórum a mãe e a filha de Chico Mendes: Ilzamar Gadelha Bezerra Mendes e Elenira Gadelha Bezerra Mendes, que farão uma exposição no Espaço Chico Mendes, no dia 23. A Xamã Anna Xara fará dinâmicas de grupo ao ar livre nos dias 23, 24 e 25, culminando com uma ciranda no dia 25, início do ano no calendário maia. O evento também contará com a presença de Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informações da ONU.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.
O endereço do site é http://forumearebea.org/ e as inscrições podem ser feitas através do http://www.rebeainscricoes.org/.
O evento tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e da Educação, da UFRJ, UERJ, CFBio, BNDES, Itaipu Binacional, entre outros.
A Secretaria Executiva do evento está sob a responsabilidade do Instituto Baía de Guanabara (IBG) e maiores informações podem ser conseguidas através do site ou do email viforum@baiadeguanabara.org.br.
Fonte: Comissão organizadora REBEA
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Carta ao Inquilino - Planeta Terra - S.O.S Humanidade
S.O.S Humanidade
S. de socorro é o que a Terra nos diz.
O. organizar a casa é mais do que urgente.
S. ser e estar vivo depende de nós, humanos.
Mudar nossa história no planeta não tem sido uma tarefa fácil. Fomos feitos para enfrentar mudanças e a Terra precisa de nós.
Durante o encontro do PNC Paraná, jovens, adultos, senhores e senhoras dialogaram, refletiram, debateram e expressaram seus anseios em relação ao “COMO” fazer parte da história da mudança social e ambiental de seu município, de seu estado, do país e do mundo.
Existem alguns instrumentos que vem nos ajudando a criar um sistema de gestão ambiental para organizarmos “nossa casa” em todas suas esferas. Para começar a falar de gestão ambiental neste blog, além de solicitar a participação de vocês na construção dessa história, sugiro que assitam este vídeo que trata de um pedido sábio da Terra.
Se a humanidade se organizou e escreveu, em 1992, a "Carta da Terra" com um sonho de mudança, é porque nós com certeza podemos fazer a transformação dessa história.
Confira o vídeo e os links abaixo e voltamos ao nosso diálogo coletivo. Você pode usar o espaço dos comentários para enviar dúvidas, experiências e sugestões.
http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo=908
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33
Assessoria de Comunicação PNC-PR
